sexta-feira, 28 de junho de 2013

Navio de cruzeiros super rápido fará duas viagens diárias entre Miami e o Bimini Bay Resort, nas Bahamas!


O Bimini Bay Resort, complexo turístico que conta com belíssima marina em North Bimini, Bahamas (foto), terá ligação exclusiva com Miami através de navio de cruzeiros super rápido, capaz de navegar a 30 milhas náuticas por hora! Serão duas viagens diárias.

Tanto o complexo turístico quanto o navio de cruzeiros e os respectivos terminais, em Miami e North Bimini, serão operado pelo Genting Group, enorme conglomerado empresarial da Malásia.

Confira no vídeo:

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Município de Ilhota (SC) lança projeto de parque náutico para desenvolver o turismo pelo Rio Itajaí!


A Secretaria de Turismo de Ilhota lançou o projeto de um parque náutico voltado à prática de esportes nas águas do rio Itajaí-Açu, com recreação e lazer, para desenvolver o turismo náutico na cidade. O custo estimado para a obra é de R$ 750 mil.

Continue lendo em Cruzeiro do Vale!

ATUALIZAÇÃO EM 20/06/2013


Uma bela paisagem, um modo de locomoção ou o causador de danos: o rio Itajaí-Açu já representou todos estes papéis durante a história Ilhota.

A ideia agora é valorizar o rio que corta a cidade e fazer dele uma nova opção de lazer, turismo e economia. Por isso, está em discussão a construção de um parque náutico na cidade que é capital da lingerie e moda praia. É perceptível que este assunto interessa a população, que participou em peso de um evento náutico e agora aguarda com expectativa o próximo, que acontece neste sábado e está incluído no calendário de eventos do aniversário da cidade.

Continue lendo em Jornal Metas!

NOTA PESSOAL: E o nosso Rio Ratones, na Ilha de Santa Catarina, segue ignorado...

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Melhor caminho para um terminal de cruzeiros em Florianópolis: PMI - Procedimento de Manifestação de Interesse!

 Gold Coast, Austrália

Uma das propostas de marina multiuso para o local a regão de Broadwater

Foi anunciada uma lista de consórcios para construir um terminal de cruzeiros multiuso na região denominada Broadwater, em Gold Coast, na Austrália.

O vice-premier Jeff Seeney disse que, dos oito grupos que apresentaram manifestações de interesse para a construção do projeto "Broadwater Marine Precinct",  sobraram quatro.

Três dos quatro grupos incluíram um cassino como parte de suas propostas. 

Eles terão agora que apresentar uma proposta detalhada a ser submetida ao Governo do Estado e ao Gold Coast City Council. 

"Este projeto enseja grandes possibilidades para a Gold Coast, com a oferta não só de um terminal de cruzeiros como também a perspectiva de novos hotéis, marina, varejo, entretenimento, espaço aberto à comunidade e lazer,'' disse Seeney ao Parlamento.


Continue lendo (inglês) em Gold Coast!


NOTA PESSOAL: é o que vimos propondo para Florianópolis. Um dia nos ouvem... Mas tanto aqui, quanto em qualquer outro lugar, há os entusiastas, os indiferentes e os "do contra" (estes últimos, talvez mais aqui na Ilha de Santa Catarina do que em qualquer outra parte do mundo).

A SC Participações e Parcerias S.A. - SCPar, constituída sob a forma de sociedade anônima e vinculada ao Gabinete do Governador do Estado, poderá estruturar ou participar de operações de mercado financeiro e de capitais, bem como outras modalidades de negócio que visem à promoção de investimentos, entre outros, em portos, marinas e obras costeiras. Leia mais!

Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), destinado a orientar a participação de particulares na estruturação de Projetos de Parcerias Público-Privadas (PPPs), sob a forma de concessão patrocinada ou administrativa, de concessão comum e de permissão no âmbito da administração pública direta e indireta do Poder Executivo estadual. Leia mais!

Instalação portuária de turismo: instalação portuária explorada mediante arrendamento ou autorização e utilizada em embarque, desembarque e trânsito de passageiros, tripulantes e bagagens, e de insumos para o provimento e abastecimento de embarcações de turismo. Leia mais!

sábado, 15 de junho de 2013

Turistas de cruzeiros gastaram quase nove milhões de dólares em Punta del Este na última temporada!

Punta del Este

A despesa total dos turistas de cruzeiros no Uruguai na última temporada de cruzeiros foi de US$18.899.464. Em Montevidéu US$10.383.173 (54,9%) e Punta del Este US$8.516.291 (45,1%). Foram US$10.741.246 (56,8%) e alimentos, US$4.605.920 (24,4%) foram os itens pendentes.

Continue lendo em Notícias de Cruceros!

NOTA PESSOAL: Em Punta del Este os cruzeiros não atracam em um porto, ficando ancorados ao largo, sendo os turistas transportados em tenders (balsas) dos próprios navios. Há rumores no mercado, porém, de que, ente outras iniciativas na orla, a Royal Caribbean já teria pronto um projeto de terminal de cruzeiros multiuso, com marina, shopping , hotelaria e gastronomia para ser implantado neste charmoso balneário uruguaio. Iniciativa oportuna pois, não raro, escalas são canceladas devido a más condições climáticas para operar em fundeio.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

República Dominicana é exemplo de vontade política no desenvolvimento da indústria de cruzeiros!


A frase não é minha e sim do ministro do Turismo da República Dominicana, Francisco Javier García.

García informou que em 2012 a atividade de cruzeiros na República Dominicana experimentou um crescimento superior a 20%, com a chegada em todos os portos de um total de 453.000 viajantes através desta modalidade.

Ele lembrou que o segmento de cruzeiros deixa um impacto econômico maior do que outras modalidades, pois o que os passageiros gastam vai diretamente para os negócios, empresas e empresários locais nos destinos onde os navios escalam.

Continue lendo (espanhol) em Notícias de Cruceros!

NOTA PESSOAL: Já é famosa na indústria de cruzeiros brasileira a afirmação - corretíssima - da ministra Ideli Salvatti, no sentido de que "os navios distribuem horizontalmente a renda na cadeia produtiva do turismo dos destinos por eles visitados: fatura do artesão humilde à loja de grife".

ATUALIZAÇÃO EM 14/06/2013:

Presidente da República Dominicana, Danilo Medina

Revelando largo conhecimento do impacto econômico dos cruzeiros marítimos, o presidente da República Dominicana, Danilo Medina, disse que a implantação de um novo terminal de cruzeiros em Santa Barbara de Samaná, representará contribuição significativa para aumentar o número de turistas na península e apelou aos residentes da área para aumentar a conscientização sobre a importância do turismo como fator de desenvolvimento. 

Ao participar de uma reunião com os agricultores em Samaná, o chefe de estado disse que o povo da província turística deveria apoiar a construção do terminal de cruzeiros, pois este trabalho irá gerar benefícios para a comunidade e em todo o país. O projeto é desenvolvido pelo Consórcio TERMARSAM, que venceu licitação.

Continue lendo em El Nuevo Diário!

Belfast Convention & Visitors Bureau protagonizou entrada da cidade na rota dos cruzeiros marítimos!


Porto de Belfast

A cidade de Belfast, na Irlanda do Norte, tem um clima com muita chuva. Normalmente a média da temperatura máxima é 19°C em julho e 8°C em janeiro. A cidade é alvo de pluviosidade significativa em mais de 200 dias por ano e a média pluviométrica chega aos 850mm por ano.

Mesmo assim, a cidade tem marinas e intensa vida náutica...





Há dez anos, Belfast não recebia nenhum navio de cruzeiros mas, um trabalho conjunto do porto local - Belfats Harbour (vale acessar ao site, cuja página principal é incrivelmente lúdica!) - e do Belfast Convention & Visitors Brueau - BCVB, mudou isto, a partir da criação da Cruise Belfast, página oficial para promoção da cidade como destino de cruzeiros.

Investimento de 7 milhões de libras está sendo realizado em infraestrutura, para melhor receber os turistas que embarcam e desembarcam na cidade ou nela fazem escala.

Continue lendo em Afloat!

NOTA PESSOAL: Em Florianópolis, a média das máximas do mês mais quente varia de 26 ℃ a 31 ℃ e a média das mínimas do mês mais frio, de 7,5 ℃ a 12 ℃. A temperatura média anual está em torno de 21 ℃. Elevadas precipitações ocorrem de janeiro a março, com média de 160 mm mensais, sendo que de abril a dezembro há pouca variação, com uma média em torno de 100 mm mensais. Os valores mais baixos ocorrem de junho a agosto. Mesmo assim, não temos nenhuma marina (apenas garagens náuticas), regatas à vela são cada vez mais raras e menos concorridas, e desde 2009 não recebemos navios de cruzeiros, por não termos infraestrutura portuária (nem de fundeio, nem de atracação).

Kai Tak Cruise Terminal, novo terminal de cruzeiros de Hong Kong ao custo de US$1 BILHÃO, recebeu seu primeiro navio!


Os planos são de cinco fingers de acesso entre o terminal e os navios e 100 postos de check-in. Haverá também instalações aduaneiras capazes de processar cerca de 3.000 passageiros por hora. Um parque verde vai ocupar o terceiro andar do terminal e oferecerá pontos de vista elevados de Victoria Harbor e do skyline de Hong Kong (clique na imagem acima e confira o belíssimo video-teaser).



Continue lendo (inglês) em Hong Kong Business!

Recentemente representantes do Conselho Legislativo (LegCo) de Hong Kong visitaram o terminal e destacaram a utilidade pública do grande parque verde criado em seu teto, criando uma nova área recreacional ao ar livre para comunidade!


O novo terminal de Hong Kong tem a flexibilidade para converter salas de espera em locais de exposição fora da alta temporada e é esperado gerar até US$2,6 bilhões em benefícios econômicos anuais e cerca de 8.900 novos empregos na próxima década. A Royal Caribbean tem 20% de participação no consórcio.

Continue lendo em Bloomberg!

ATUALIZAÇÃO EM 14/06/2013:

Enfim o terminal recebeu seu primeiro navio!


Mesmo com obras por realizar até que possa ser aberto ao público, o que está previsto para outubro do ano corrente, o Kai Tak Cruise Terminal teve uma prova de fogo recebendo seu primeiro navio, um dos 10 maiores do mundo! O fato está sendo notícia em todo o mundo.

Continue lendo em CNN Travel!


NOTA PESSOAL: O projeto está ficando conhecido também por suas inovações ambientais!


quinta-feira, 13 de junho de 2013

Por que faltam marinas no Brasil? Cláudio Brasil do Amaral responde.

Marina na Croácia

Cláudio Brasil do Amaral é o mais prestigiado consultor de projetos náuticos do Brasil, seguidamente requisitado como conselheiro pelo governo federal nos últimos 20 anos, além de estados e prefeituras, ostentando grande e importante portfólio de trabalho em nosso país e no exterior, valioso acervo da sua empresa sediada em Florianópolis, SC, a renomada Marinas do Brasil. É co-fundador da combativa Associação Brasileira de Terminais de Cruzeiros Marítimos - Brasilcruise e do prestigiado Instituto de Marinas do Brasil.

No matéria a seguir, Claudio fala sobre a difícil situação para criação de novas estruturas de apoio náutico:

De acordo com a pesquisa Indústria Náutica Brasileira Fatos & Números 2012, o mercado brasileiro conta hoje com cerca de 480 estruturas de apoio náutico regulares, são marinas, iate clubes e garagens náuticas que somam em torno 46 mil vagas para embarcações de esporte e recreio, das quais 39 mil são secas e 7 mil são molhadas. Um número muito baixo quando lembramos que o Brasil tem hoje aproximadamente 70 mil embarcações, entre lanchas e veleiros. Essa situação atrapalha o mercado: faltam vagas para os barcos e as vagas que já existem são superfaturadas, deixando nosso país com um dos preços por vaga mais caros do mundo, a média é de R$28,60/pé/mês, sendo que o serviço médio oferecido não condiz com esse valor.

Para entender porque um país tão aclamado por seu extenso litoral e abundantes bacias hidrográficas sofre com a escassez de vagas para embarcações, conversamos com Claudio Brasil do Amaral, presidente do Instituto de Marinas do Brasil (IMB) e sócio-fundador da Marinas do Brasil, consultoria que recentemente assinou o projeto da recém-inaugurada Marina Capital, no Cantão do Indaiá, em Bertioga.

Continue lendo em Bombarco!

terça-feira, 11 de junho de 2013

Angola comemora crescimento das escalas de cruzeiros e desenvolvimento do turismo náutico!

Clube Naval de Luanda, Angola

Desde o alcance da paz em Angola o turismo registou um aumento significativo, quer a nível interno como internacional e que tem sido notório o aumento de cruzeiros que passam por Angola e que representam a confiança e segurança do país.

No âmbito do programa do Executivo para 2012/2013, o setor da Hotelaria e Turismo assume um importante papel no desenvolvimento econômico e social do país, tais como na implementação do Plano Diretor do Turismo 2013/2020, dos três pólos de desenvolvimento turístico de Calandula, Cabo Ledo e da Bacia do Okavango, produtos ecológicos, turismo náutico e sustentável.

Continue lendo em Angola Press!

NOTA PESSOAL: É um alento as boas notícias para o Turismo que vêm de Angola, notadamente porquê têm políticas públicas definidas e em execução para a indústria de cruzeiros e o turismo náutico. Sigamos o exemplo!

África do Sul lançará editais de PMI para terminais de cruzeiros multiuso (eventos) em Durban e Cape Town!

Durban já conta com um enorme complexo de turismo aquático, o uShaka Marine World, junto ao qual se planeja posicionar o terminal de cruzeiros da cidade!

Idéia de implantar terminais de cruzeiros em Durban e Cape Town veio em resposta ao enorme crescimento desta indústria de cruzeiros nos últimos anos. O turismo de cruzeiros é o setor que mais cresce na indústria do turismo global e foi concebido para crescimento contínuo.

Imagina-se que tais terminais deverão contar com instalações de varejo e entretenimento, incluindo cafés, bares e restaurantes, um quiosque de turismo e, possivelmente, uma seção de curiosidades do mercado de pulgas como parte do projeto.

Serão operados em base sazonal, de acordo com as escalas dos navios de cruzeiros mas, para garantir um fluxo contínuo de renda durante a entressafra, os terminais precisam ser capazes de funcionar como centro de conferências, reuniões e exposições.

Continue lendo (inglês) em IOL News!

NOTA PESSOAL: O modelo licitatório chamado Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), em que empresas ou consórcios interessados arcam com os custos do projeto, é o ideal para o fomento pelo Governo deste tipo de equipamento turístico. É o que se sugere para o terminal de cruzeiros de Florianópolis!

ATUALIZAÇÃO EM 11/06/2013:


A Transnet National Ports Authority confirmou ontem que o pedido de propostas para o desenvolvimento dos terminais de cruzeiros em Durban e Cape Town será anunciado em publicações locais e internacionais na próxima semana. MSC Cruzeiros já manifestou interesse.

Continue lendo em IOL Property!

segunda-feira, 10 de junho de 2013

"Uma relação esquizofrênica", por Vinicius Lummertz


UMA RELAÇÃO ESQUIZOFRÊNICA

Por Vinícius Lummertz*

Outro dia ouvi do jornalista Cacau Menezes: “Precisamos proteger a nossa cidade”. Estou ouvindo até agora. É o que queremos, mas como fazê-lo? Na era medieval era mais simples: construíam-se muralhas com fossos e jacarés. O inimigo era um possível invasor, de outra tribo, outro reino, outro povo. Não vinha pela CVC, nem pela Azul mas também não tinha fins pacíficos. A ameaça agora, convencionou-se pensar, é o crescimento. Quanto à construção de muralhas, também não haveria hoje como obter as licenças ambientais. Nem para os jacarés. Fim de papo, amarelo.

Proteger como? Uma hipótese seria travar o crescimento; a outra seria planejá-lo, ordená-lo – mas sob quais critérios? Sociedades em cidades modernas são sistemas complexos. Convívios urbanos em sistemas democráticos requerem muita compreensão sobre interesses difusos, jogos políticos, correntes ideológicas, condições econômicas, hábitos e costumes e, sobretudo, expectativas. Nossa cidade tem tudo isso em profusão. No final, trata-se também de proteger a cidade de nós mesmos.

Continue lendo em Diário Catarinense!

(*)Candidato a prefeito de Florianópolis nos anos 1990 pelo PFL, integrante da pasta de Turismo na gestão Dario Berger, ex-secretário estadual de Articulação do governo Luiz Henrique (2007-2010) e de Planejamento da gestão Leonel Pavan (2010), Lummertz é bacharel em Ciências Políticas pela Universidade Americana de Paris, com especialização em Política, Governo e Economia no D’Overbroeck’s College, em Oxford, na Inglaterra. Pós-graduado na Kennedy School, da Harvard University (EUA), no IMD de Lausanne (Suíça) e MBA Executivo na Amana Key, em São Paulo.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Audiência pública discute a construção de um molhe no Canal da Barra, em Balneário Barra do Sul (SC)!


NOTA PESSOAL: Esta obra, cujo debate vem ocorrendo em paralelo ao da abertura do Canal do Linguado, é fundamental para a manutenção e desenvolvimento da pesca e do turismo náutico na região!

Projeto no Rio Araranguá (SC) pretende desenvolver o turismo náutico na região!

Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes no Rio Araranguá

A subsecretaria de Turismo e subsecretaria de Cultura do Município de Araranguá realizaram uma parceria com a AMESC para o desenvolvimento do Projeto Náutico no Rio Araranguá.

O projeto se baseia na construção de infraestrutura específica para o turismo náutico, às margens do Rio, com a construção de atracadouros de barcos, reforma de um pavilhão que servirá para manutenção de embarcações, trapiche para pesca, construção do calçadão e ciclovias à beira do Rio.

Continue lendo em Revista Sul Fashion!

NOTA PESSOAL: Santa Catarina, em todas as regiões, aos poucos vai despertando para a necessidade de criar infraestrutura para o turismo náutico, mas é preciso integrar estas iniciativas isoladas em uma política pública estadual consistente para  setor.

Turquia quer privatizar terminal de cruzeiros de Istambul e divulga "Brief Overview" ao mercado!

Clique na imagem abaixo para abrir o documento:

NOTA PESSOAL: Istambul conta também com um excelente transporte marítimo.

ATUALIZAÇÃO EM 05/06/2013

Consórcio turco Dogus Holding venceu a chamada pública para desenvolver e operar o terminal de cruzeiros de Istambul. A concessão, ao custo de cerca de US$400 milhões, é por 30 anos e inclui a construção de um terminal de cruzeiros, bem como hotéis, comércio e lazer.

Continue lendo em Seatrade Insider!

terça-feira, 4 de junho de 2013

Candidatura de Florianópolis para sediar a feira de cruzeiros Seatrade Latin America 2014!

Clique na imagem e confira o excelente vídeo promocional da Seatrade Latin America deste ano!
Terminal de Cruzeiros de Valparaíso, Chile

Sobre o evento de 2013, conquistado por Valparaíso, no Chile, o presidente da Corporação Portuária do Cone Sul, Sebastian Montero, destacou a relevância desta feira para a indústria. "Recebemos positivamente a notícia, já que estamos em um bom cenário - em todo o país - para sediar esta grande feira de cruzeiros. Isto respalda o bom trabalho realizado no sentido de reduzir as taxas portuárias, de permitir o uso de casinos a bordo, entre outras realizações. Nós todos fizemos algum esforço, de forma que estamos de braços abertos a esta iniciativa que nos dará uma excelente vitrine no continente".

Continue lendo (espanhol) em Notícias de Cruceros aqui e aqui!

A candidatura de Florianópolis para a edição 2014 da Seatrade Latin America, que teve forte repercussão durante a Seatrade Miami 2013 realizada esta semana, já havia sido divulgada em âmbito nacional por Portogente meio ano atrás.

Para que a capital catarinense tenha êxito, intensa negociação vem ocorrendo desde 2012 entre o autor do blog (na qualidade de idealizador da candidatura como  diretor de turismo da ACIF), o Florianópolis Convention & Visitors Bureau (como facilitador) e a organização do evento: o "bidding book", documento que oficializa a candidatura, foi enviado pelo nosso Convention à Londres (Inglaterra), sede da Seatrade, já no ano passado, em setembro.

Ao que tudo indica, nossa candidatura finalmente despertou o interesse também da Secretaria Estadual de Turismo e dos demais destinos catarinenses de cruzeiros. De fato, na próxima semana, ao menos estes últimos passarão a enviar cartas de apoio à candidatura de Florianópolis, a começar por Porto Belo.

Até o presente momento, há apenas perspectiva de reunião com a secretária Maria Cláudia, nova titular da SETUR -, não obstante termos conquistado o apoio informal do Secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz e do presidente da EMBRATUR, Flávio Dino, que manifestou-se abertamente neste sentido via Twitter.



ATUALIZAÇÃO EM 15/03/2013:

Hoje tive reunião no Florianópolis Convention & Visitors Bureau. Logo após enviamos nova mensagem a Londres sobre a candidatura à Seatrade, questionando quais as condições objetivas de participação. Logo mais. reunião conjunta a respeito com a titular da SETUR da capital, Maria Cláudia Evangelista.

Nota da colunista Estela Benetti hoje no Diário Catarinense, certamente brifada de forma equivocada por algum release governamental incompleto, omite o trabalho até aqui realizado e atribui indevidamente a terceiros a iniciativa da candidatura de Florianópolis que, em uma versão infundada, se teria dado durante a Seatrade Miami nesta última semana. Veja-se:



Na verdade o Governo do Estado, seja pela SANTUR seja pela SOL, sequer formalizou apoio ao pleito da capital - o que está fazendo muita falta - e muito menos sinalizou com verbas (mesmo sabendo dele há mais de meio ano, até por ser, como visto, fato de conhecimento público).

Ao menos o release enviado à colunista indica que a SANTUR parece ter despertado para a importância de Florianópolis receber o evento.

ATUALIZAÇÃO EM 16/03/2013:

Na campanha para Floripa receber a Seatrade Latin America 2014, ontem estive no Florianópolis Convention & Visitors Bureau, na SETUR da capital conversando com a secretária Maria Cláudia Evangelista e no gabinete da deputada estadual Angela Albino, muito ligada ao presidente da Embratur, Flavio Dino. Vereador Edmilson Pereira ED , presidente da comissão de turismo e assuntos internacionais da Câmara Municipal, como os demais, também empenhou apoio à Seatrade Latin America 2014 em Floripa: disse inclusive que falará com o secretário/deputado federal Paulo Bornhausen, para também entrar na campanha!

ATUALIZAÇÃO EM 18/03/2013:

Deputada estadual Ângela Albino agendou reunião comigo em seu gabinete para dar continuidade ao assunto. Amanhã, 19/03, 11h.

A organizadora do evento, Seatrade Communications Ltd, sediada em Londres, enviou-nos hoje a proposta encaminhada ao Ministério do Turismo e à Embratur sobre o Brasil sediar a 4 ª Seatrade Cruise Convention América Latina em 2014. Deixou claro que, além de Florianópolis, estão também conversando com Salvador, Rio e São Paulo.

Próximo passo é definir em reuniões se e como a SETUR da capital e a Secretaria de Estado do Turismo apoiarão a campanha de Florianópolis!

ATUALIZAÇÃO EM 21/03/2013:

Deputada estadual Ângela Albino, em um de seus perfis no Facebook, registrou reunião que tivemos esta semana e comemorou nota a respeito na coluna da jornalista Estela Benetti no Diário Catarinense (publicada também no blog da colunista):


 

Impressiona o fato de que, além da deputada, seus assessores Flávio e Líbero abraçaram a causa de Florianópolis, aprofundando-se na temática e buscando conhecimentos para aprimorar o trabalho da parlamentar nesta seara. Teremos boas novas em breve!

ATUALIZAÇÃO EM 22/03/2013:

A candidatura de Florianópolis para sediar a Seatrade Latin América 2014, foi pauta da reunião mensal do Grupo Gestor do Turismo do município, realizada na SETUR e presidida pela secretária Maria Cláudia Evangelista, a qual manifestou compreender a importância do evento e comprometeu-se a tratar do assunto o mais breve possível com o prefeito Cesar Souza Júnior. Notícia excelente, dado o reduzido tempo de articulação que ainda nos resta.

Boa notícia enquanto se desenrolava a reunião do GG: Beto Martins, secretário estadual do Turismo, enviou-me mensagem empenhando o apoio da pasta à candidatura, estando "à disposição para tratar formalmente do assunto com demais intervenientes".

ATUALIZAÇÃO EM 25/03/2013:

Vale conferir o vídeo de divulgação da Seatrade Miami! Clique e assista:


ATUALIZAÇÃO EM 26/03/2013:


 Moção de Apoio aprovada hoje pela Assembléia Legislativa de Santa Catarina!




ATUALIZAÇÃO EM 02/04/2013:

Em reunião realizada na Secretaria Estadual de Turismo, Cultura e Esporte na manhã de hoje, o GT Náutico de SC, por unanimidade, manifestou apoio à candidatura de Florianópolis para sediar a Seatrade Latin América. Na oportunidade, a cidade de Porto Belo, por sua Fundação Municipal de Turismo, entregou ao Florianópolis Convention & Visitors Bureau e à ACIF ofício apoiando a candidatura. Itajaí e Joinville comprometeram-se a fazer o mesmo.

À tarde em reunião na SETUR, a secretária Maria Cláudia Evangelista informou que aguarda pedido formal da ACIF para que o prefeito manifeste se e como a PMF irá apoiar a candidatura e a realização do evento.

À noite, a Diretoria Executiva da ACIF, por determinação do seu presidente, Doreni Caramori Jr., formou comissão especial para definir, até o dia 09/04, em que medida se dará o apoio da entidade e o teor do ofício pedindo apoio da PMF à candidatura.

O que preocupa, é que destinos concorrentes teriam superado rapidamente estas etapas e já estariam fazendo forte pressão institucional para levar o evento.

ATUALIZAÇÃO EM 13/04/2013:

Nesta semana a ACIF enviou ofício ao prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Jr., manifestando apoio à candidatura da cidade à Seatrade Latin América 2014. Em resposta, a secretária de turismo do município, titular da SETUR, Maria Cláudia Evangelista, agendou reunião com o presidente da ACIF, Doreni Caramori Jr., para a próxima terça-feira.

Um dia antes do ofício da ACIF à Prefeitura, a Câmara Municipal de Florianópolis aprovou Moção 10/2013:

Proposição
MOÇÃO
NúmeroMOC/00010/2013
ProponenteLegislativo
AutorEDMILSON CARLOS PEREIRA JUNIOR
DataEntrada01/04/2013
EmentaMOÇÃO DE APLAUSO À MOÇÃO MOC/0018.3/2013- ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SANTA CATARINA- ALESC, DE AUTORIA DA DEPUTADA ANGELA ALBINO, APOIANDO A CANDIDATURA DE FLORIANÓPOLIS PARA SEDIAR A FEIRA INTERNACIONAL DE CRUZEIROS SEATRADE LATIN AMERICA, EDIÇÃO 2014.

DataDepartamentoAção
01/04/2013 Gerência de Taquigrafia Aprovado 
Outra notícia muito importante foi a de que Beto Martins, secretário estadual do Turismo, autorizou a SANTUR, empresa estatal catarinense de promoção externa do segmento, a adquirir dois estandes na Seatrade Latin America 2013, que, como visto, ocorrerá em Valparaíso, no Chile, ensejando a divulgação internacional dos destinos de cruzeiros em nosso litoral e posição privilegiada à luta de Florianópolis para receber este transformacional evento, posto que, por ora, está definido apenas que o Brasil será o país sede em 2014, ocorrendo a escolha da cidade em data ainda a ser definida.

ATUALIZAÇÃO EM 06/05/2013

O prefeito de Florianópolis respondeu ao ofício da ACIF manifestando apoio à candidatura da cidade e, na última reunião do Conselho Municipal do Turismo, a SETUR ficou de decidir, após consultar o colegiado, se irá ao evento no Chile ou não. Além de lutar para receber o evento em 2014, faz sentido nossa SETUR ir à edição deste ano para captar escalas de cruzeiros para as temporadas futuras, mostrando as melhorias em infraestrutura para receber cruzeiros que pretende implantar.


Hoje, em conversa com a SEATRADE, ficou claro para mim que a frente institucional de batalha pela candidatura da edição de 2014 será mesmo no Chile. Seria um desperdício de oportunidade Florianópolis não se fazer oficialmente presente, quanto mais após o prefeito manifestar apoio da municipalidade á candidatura!

ATUALIZAÇÃO EM 14/05/2013:


NOTA PESSOAL: Considero o anúncio oficial pela Embratur da candidatura de Florianópolis à Seatrade Latin América 2014 - repercutido pelo seu presidente, Flávio Dino, via Twitter - fruto de grande esforço de articulação junto a entidades do trade e autoridades públicas, já uma importante conquista, pois isto imediatamente coloca a capital catarinense no foco da indústria mundial de cruzeiros marítimos. Vencer esta disputa depende agora de dois fatores fundamentais: firme vontade política do prefeito de Florianópolis e do governador de Santa Catarina de reinserir a cidade nas rotas dos navios de passageiros e união do trade turístico local em torno da campanha. Temos alguns argumentos fortes a nosso favor: 

- temos plenas condições técnicas de realizar este evento, já tendo realizado o encontro anual do WTCC;
- Florianópolis é a capital de um estado em franca ascensão no mercado de cruzeiros marítimos, com três destinos já recebendo bom número de escalas (São Francisco do Sul, Itajaí e Porto Belo), havendo dois reentrantes (a própria capital e Imbituba);
- não receberemos jogos da Copa em 2014;
- a reinserção da capital na rota dos cruzeiros marítimos, com benefícios para toda a Região Sul, captando investidores e escalas, seria um legado a ser deixado pela realização do evento aqui;
- temos posição estratégica na Roda do Cone Sul, entre Rio e Valparaíso (Chile).

ATUALIZAÇÃO EM 15/05/2013:

Ontem começou a Setrade Latin América 2013, em Valparaíso, no Chile. Dá gosto ouvir o prefeito local falando da importância do evento e dos cruzeiros para a cidade, que é uma capital turística como Florianópolis!



Continue lendo em Notícias de Cruceros!

ATUALIZAÇÃO EM 04/06/2013:

Conforme a gentil correspondência que copio abaixo, por falta de um terminal de cruzeiros Florianópolis está fora da disputa para sediar a edição 2014 do evento, mas o diálogo continua e seguimos no esforço de estruturação com vistas às edições de 2015 ou 2016.

Agradeço imensamente a todos que colaboraram até aqui.

O movimento continua!


sábado, 1 de junho de 2013

Neste mês Hong Kong terá inauguração do Kai Tak Cruise Terminal e a fantástica competição de remo Dragon Boat Carnival!

Ao custo de US$1 BILHÃO, o Kai Tak Cruise Terminal, novo terminal de cruzeiros de Hong Kong, será inaugurado no próximo dia 12 de junho, abrindo as portas ao navio de cruzeiros Mariner of the Seas, da Royal Caribbean, com cerca de 5.000 turistas e tripulantes.

Foi lançada uma coleção de selos alusivos ao terminal!


Uma semana depois, de 21 a 23, ocorre o Hong Kong Dragon Boat Carnival. Irão participar 199 equipes locais e internacionais, incluindo Austrália, Canadá, Dubai e da Ásia Continental.


Durante todo o fim de semana, em que 200.000 pessoas são esperadas, serão oferecidos comida, cerveja, música ao vivo e dança. Abaixo, vídeo sobre a edição do ano passado:

Parceria Público Privada para solucionar o problema da ponte sobre o Canal da Barra da Lagoa!



NOTA PESSOAL: O Poder Público poderia convidar os grandes empresários proprietários de lanchas de maior porte na região para se cotizarem em PPP e complementarem o orçamento do DEINFRA, viabilizando uma nova ponte no Canal da Barra que atenda a toda a comunidade da Bacia da Lagoa da Conceição, com altura que contemple as modernas necessidades da pesca embarcada, do esporte e recreio e do turismo náutico, prevendo também passagem ampla para pedestres e ciclistas por cima.

Parceria assim são bastante comuns em destinos náuticos no exterior, como no Caribe por exemplo, em que até marinas públicas são implantadas desta forma.

Tenho certeza de que tais empresários se prontificariam a colaborar!