domingo, 27 de setembro de 2009

Cruzeiristas ingleses elegem Veneza melhor porto turístico do mundo.

Top spot: Venice is cruisers' favourite port in the world

Venice tops poll of Britons' favourite cruise ports
By Sarah Gordon

British cruisers have voted Venice their favourite port in the world in a new survey of the best cruise destinations.

The Italian city, world-famous for its criss-crossing canals and gondola rides, pipped Barcelona to the top spot winning five per cent of the vote in the YouGov poll.

Mediterranean ports fared well among cruise fans with 15 per cent citing them as their favourite places to go on a cruise, with Caribbean ports next on the list.

However in a surprise twist, Road Town port on the island of Tortola in the British Virgin Islands, was mentioned ahead of better-known Caribbean ports like St John’s in Antigua, and Bridgetown in Barbados.

Miami took the top spot as the best cruise port in the USA and Vancouver was voted the best in Canada.

It is not only exotic, far-flung ports that did well. Liverpool and Southampton vied for top spot when it came to British sea ports and received the same number of votes as Sydney and Stockholm.

The survey did not just look at ports, with river cruisers voting Luxor on the Nile their favourite river stop followed by London. Top rivers were the Yangtze in China and the Douro in Portugal.

When asked what they looked for in a good port, cruisers cited stunning scenery and local excursions as the most important features, closely followed by a good natural setting.

Nearly four out of ten people questioned thought that local culture was most important, with 25 per cent saying good regional food and drink were also pivotal.

Cruisers also proved themselves to be culture vultures with 20 per cent saying that meeting local people was the top attraction, whereas only 16 per cent listed shopping as an important feature.

Fonte: Daily Mail
www.dailymail.co.uk/travel/article-1215220/Venice-best-cruise-port-world-say-British-travellers.html

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Ilhéus (BA): sobe para 51 o número de transatlânticos na temporada 2009/2010

Pride of Aloha, que fará escala em Ilhéus (BA) - a foto não integra a matéria

CRUZEIROS MARÍTIMOS

Sobe para 51 o número previsto de paradas dos transatlânticos que aportarão em Ilhéus na temporada 2009/2010, que se inicia em novembro deste ano e vai até abril de 2010. Além dos navios já divulgados nesta coluna (Opera, Mágica, Concórdia, Musica, Soberano, Zenith, Lírica, Grand Cellebration), surgem agora mais dois ilustres desconhecidos para visitar nossa terra. São os navios, Pride of Aloha, com sete paradas e o MS Veedam, com uma parada. Segundo pesquisamos, um problema maior do que o de dois navios em um só dia, aparece agora o de três navios (Pride of Aloha, Zenith e MSC Lírica) no mesmo dia, 24/12. O que poderia ser considerado um presente de Natal para o Comércio de Ilhéus, pode se transformar num problemão com a Codeba.

OS NOVOS NAVIOS

O transatlântico Pride of Aloha, pertencente à Norwegian Cruise Line, tem capacidade para 2 mil passageiros, e homenageia em sua decoração as ilhas do arquipélago do Hawai, seu principal roteiro. Pela primeira vez no Brasil, o Pride of Aloha está previsto para aportar sete vezes em Ilhéus, sendo uma vez em dezembro/2009, quatro vezes em janeiro, e duas vezes em fevereiro de 2010. Já o MS Veendam, com capacidade para 1.258 passageiros e 557 tripulantes, pertence à Holland América e tem apenas uma parada prevista para Ilhéus, no dia 27 de março de 2010.

Fonte: R2CPRESS - Coluna "Turismo"

Comitê Gestor Integrado do Gerco estadual de SC reúne-se para discutir ações e etapas do programa. Atuação da ACATMAR é elogiada.


O Comitê Gestor Integrado (CGI) do Programa Estadual de Gerenciamento Costeiro (Gerco) reuniu-se na tarde desta quinta-feira (24), na Secretaria de Estado do Planejamento.

O diretor de Desenvolvimento das Cidades da secretaria, Jorge Rebollo Squera, apresentou a situação das ações previstas na estrutura do Gerco, como a formação dos Comitês Temáticos Regionais (CTRs), e fez questão de elogiar o trabalho da Associação Catarinense de Marinas, Garagens Náuticas e Afins (ACATMAR - www.acatmar.com.br), entidade que, através de sua rede estadual de associados, está se fazendo representar em cada um dos CTRs (Litoral Norte, Litoral Centro-Norte, Litoral Central, Litoral Centro-Sul e Litoral Sul).

Representatividade paritária do CGI-Gerco

A ACATMAR, através de seu presidente da Comissão de Gerenciamento Costeiro, Ernesto São Thiago, representa no CGI-Gerco o segmento de Portos e Navegação. O segmento de atividades Turísticas e Sócio-Econômicas está representado pela FACISC, através do seu presidente, empresário Alaor Tissot, e o segmento de Pesca, Aqüicultura e Maricultura está representado pela FIESC através de um membro da sua diretoria, empresária Ida Áurea da Costa. Os empresários Ernesto São Thiago, Alaor Tissot e Ida Àurea da Costa são também filiados à Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), sendo que os dois primeiros integram o Conselho Superior da entidade. Estes mesmos segmentos também contam com representantes em igual número do setor sócio-laboral, através de ONGs ambientais e sindicatos de trabalhadores.

Maiores informações:

Abremar quer Embratur divulgando cruzeiros no Exterior


MÁLAGA (ESPANHA), por Renê Castro

O presidente da Abremar*, Ricardo Amaral (foto), em viagem a bordo do navio Vision of the Seas, revelou à reportagem do Portal PANROTAS que iniciou uma conversa com a presidente da Embratur, Jeanine Pires, para viabilizar a divulgação dos cruzeiros brasileiros no Exterior. “O Brasil é um País desejado por muitos, por isso creio que a iniciativa pode gerar frutos em pouco tempo”, considerou ele, completando que, “mesmo com poucas temporadas de experiência, já foi alcançado o sexto posto entre os principais mercados de cruzeiros.”

Fonte: Portal PANROTAS, que viaja a convite da Royal Caribbean

(*) Abremar: Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas - www.abremar.com.br

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Vamos zarpar para a Copa? Cruzeiros marítimos precisam de portos até 2014.

Parte de uma suíte do Norwegian Epic

O setor de cruzeiros marítimos vê a Copa do Mundo de 2014 como uma grande oportunidade para expansão de seus negócios no Brasil. A avaliação foi feita pelo presidente da Abremar, Ricardo Amaral, em entrevista coletiva realizada na sexta-feira, 7 de agosto, logo após a reunião dos dirigentes das maiores empresas de cruzeiros que atuam no país.

Amaral avalia que os navios de cruzeiros podem ser uma alternativa interessante para o transporte e hospedagem dos turistas, especialmente entre as cidades do Nordeste, ante a falta de voos na quantidade que será demandada entre os jogos da Copa. "Hoje os navios têm um ótimo desempenho e podem viajar entre duas cidades em apenas uma noite", justifica o presidente da Abremar.

Adrian Ursilli, diretor da MSC Cruzeiros, explicou que hoje existem vários navios em construção e que poderão aportar no Brasil nesse período, já que em junho e julho a maior parte da frota está navegando no verão do hemisfério norte. "O maior problema é a falta de infraestrutura dos portos brasileiros para receber os navios de cruzeiro, mas esse desafio também poderá ser vencido nos próximos anos", avalia Ursilli.

Estações de passageiros

Ricardo Amaral lembrou que hoje o Brasil tem 30 a 40 portos, mas somente onze são dotados de píeres para receber escalas de navios de cruzeiros, mesmo assim com limitações. "Em Santos-SP, por exemplo, já foi possível receber 9 navios no mesmo dia, mas agora apenas dois terminais de atracação estão em funcionamento", disse Amaral. O executivo aproveitou a presença do ministro do Turismo, Luiz Barreto, para lembrar a necessidade de um planejamento governamental para a melhoria dos portos. "As empresas estão interessadas em investir na construção de novas estações de passageiros, mas a iniciativa cabe aos ministérios do Transporte e do Turismo", completou.

Para mostrar o impacto positivo que os cruzeiros marítimos podem levar a uma cidade, Amaral explicou que um navio hospeda cerca de 3 mil turistas, que têm a capacidade de movimentar a economia de uma localidade, inclusive fora dos períodos de temporada:"Cada passageiro gasta em média 80 dólares por dia em cada escala e os tripulantes também gastam cerca de 50 dólares por dia", disse Amaral.

René Herman, diretor da Costa Cruzeiros, avalia que o Brasil tem potencial para ser o principal destino dos navios desde que resolva os problemas portuários e defina novas taxas, "porque as atuais estão muito acima do valor médio mundial. Como essa atividade ainda é nova no Brasil, precisamos sentar à mesa de negociações com representantes do governo para discutir uma taxação adequada"

Cruzeiros no mundo e no Brasil

Segundo dados da Abremar, cerca de 15 milhões de pessoas por ano participam de cruzeiros marítimos e hoje o Brasil é o sexto país do mundo nesse setor, considerando apenas os 4 meses da temporada. Na temporada 2008/2009 foram mais de 500 mil passageiros transportados no Brasil, em 16 navios, com uma receita bruta de US$ 340 milhões. Em 2009/2010 espera-se um total de 900 mil passageiros em 18 navios.

Fonte: Portal Copa 2014

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

MSC Cruzeiros ganha prêmio “amigo do meio ambiente”

MSC Fantasia

A MSC Cruzeiros foi homenageada com o Gold Magellan Award 2009, prêmio concedido pela publicação Travel Weekly, que é considerado o principal da indústria de turismo mundial. A empresa venceu na categoria Eco-Friendly "Green" Cruise Ship (navio “amigo” do meio ambiente), com o MSC Fantasia, um dos mais novos navios da frota.

O vencedor foi o MSC Fantasia, um dos mais novos navios da frota.

A embarcação adota diversos procedimentos ligados à preservação do meio ambiente e também já recebeu o 6 Golden Pearls, que certifica a conformidade de uma empresa com os três mais altos padrões internacionais nas áreas de meio ambiente (ISO 14001), saúde e segurança (OHSAS 18001) e segurança de alimentos (ISO 22000).

Entre as principais iniciativas adotadas pela MSC estão:

- Reciclagem de água: sistema avançado que trata e recicla a água descartada, de acordo com os mais altos padrões legais e ecológicos.

- Conservação de energia: sistema de economia de energia instalado em todas as cabines e locais públicos, que automaticamente monitora o consumo de energia. Esse processo reduz o consumo de combustível e as emissões de gás que são prejudiciais ao meio ambiente.

- Otimização das áreas equipadas com ar condicionado: o monitoramento gerencia as condições climáticas nas cabines o tempo todo, intervindo em qualquer condição de uso excessivo e dispendioso dos sistemas de ar condicionado.

- O casco da embarcação é pintado com tinta “antialgas”, com fluor-polímero, substância atóxica que auxilia na redução de emissão de CO2 pela redução do consumo de combustível.

“A MSC Cruzeiros sente-se honrada em ter sido escolhida como vencedora do Magellan Award. Esse prêmio representa o reconhecimento pelo nosso compromisso contínuo em assegurar que nossos navios sejam o mais ecologicamente correto possível”, disse o diretor geral da empresa na América do Sul, Roberto Fusaro.

Fontes: Panrotas e Mercado & Eventos

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Paraíba receberá 30 mil turistas de cruzeiros. "Precisamos aproveitar o momento e mostrar nossa cidade de braços abertos para que o turista retorne".

MSC Melody

João Pessoa deve receber aproximadamente 30 mil turistas de cruzeiros a partir de dezembro deste ano até abril de 2010. Esse número representa 120 voos charters com 200 passageiros por voo. A capital paraibana entrou neste ano no roteiro da empresa MSC Cruzeiros, de bandeira italiana, que fará 14 atracações do MSC Melody, que navegará durante a temporada exclusivamente no Nordeste. A primeira delas acontecerá no dia 09 de dezembro.

Na semana passada, o diretor da MSC Cruzeiros do Brasil, Adrian Ursilli, esteve fazendo uma vistoria no Porto de Cabedelo e afirmou que esta será a maior quantidade de passageiros marítimos já recebida na cidade.

“Esse é um marco histórico e um momento impar muito importante”, afirmou ele, acrescentando que haverá um forte investimento na economia local dos restaurantes, receptivo, artesãos entre outros.

O MSC Melody será o maior navio de passageiro já vindo para o Porto de Cabedelo, com capacidade para duas mil pessoas a bordo e com 35 mil toneladas. Um dos grandes diferenciais da empresa, segundo o presidente da empresa Docas, Wagner Breckenfeld, é que os passageiros paraibanos poderão embarcar em Cabedelo, “um feito inédito e que proporcionará a possibilidade dos paraibanos de viajarem em um cruzeiro marítimo saindo de casa. São 14 opções de embarques incluindo Natal, Réveillon, Carnaval e todo o mês de dezembro, janeiro e fevereiro”.

O executivo da MSC Cruzeiros elogiou bastante o Porto de Cabedelo, pela sua localização, facilidade de acessos e excelente gestão. Ele comentou que a Paraíba venceu uma disputa com outros portos do Nordeste, como o do Rio Grande do Norte. Ursilli destacou ainda o empenho das autoridades e do trade turístico paraibanos, fato que foi decisivo pela escolha.

O presidente do Convention Bureau de João Pessoa, Gustavo Garcia, enalteceu a vinda dos navios, “visto que o número de turistas será muito grande e precisamos também divulgar o destino para esses turistas relâmpagos”, afirmou.

Na opinião dele, uma grande parte retornará para João Pessoa. “Portanto, precisamos aproveitar o momento e mostrar nossa cidade de braços abertos para que o turista retorne”, enfatizou Garcia. O JPACVB está formando uma comissão para organizar as ações que serão realizadas para as paradas do navio.


Fonte: Revista Fator Brasil

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Colômbia investe US$ 20 milhões em promoção, incluindo cruzeiros.


Com previsão de chegar este ano a marca 1,5 milhão de turistas estrangeiros, dos quais 50 mil do Brasil, a Colômbia vem investindo na promoção por meio de campanhas promocionais. Segundo Juan Carlos Gonzales, vice-presidente da Pro Export, que trata dos investimentos estrangeiros foram reservados US$ 20 milhões para promover o destino.

"Estamos mostrando a diversidade do nosso país por meio de campanhas. Um dos novos segmentos que iremos trabalhar já a partir de 2010 é o dos cruzeiros marítimos aproveitando a região do Caribe Colombiano onde será construída uma marina em Cartagena", destacou ele, que veio ao Rio para participar da Conferência Internacional de Hotelaria, Sahic.

Fonte: Mercado & Eventos


sábado, 12 de setembro de 2009

Abremar divulgará Brasil como destino de cruzeiros no Seatrade Europe 2009

Porto Turístico de Hamburgo

A Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas (Abremar) participa, nos dias 15 e 16 deste mês, do Seatrade Europe 2009, em Hamburgo, Alemanha. No evento, que é um dos mais importantes do mundo no segmento de Cruzeiros Marítimos, a Abremar apresentará um painel sobre a atividade no País.

"Vamos destacar que o Brasil é um dos poucos destinos com grande potencial de crescimento. Ainda somos pequenos, comparados com os mercados europeu e americano, mas podemos crescer e muito", afirma Ricardo Amaral, presidente da Abremar.

À frente da Abremar desde maio deste ano, Amaral tem como uma das metas de sua gestão estreitar os contatos com entidades internacionais de alta representatividade, como a Clia e o Seatrade. "Nosso diretor executivo, André Pousada, estará em Hamburgo, em sua primeira missão no novo cargo", diz Amaral.

No Brasil, a próxima temporada de Cruzeiros começa mais cedo este ano, em outubro, e termina mais tarde, em maio de 2010. Serão ofertados quase 1 milhão de leitos nos 18 navios que percorrerão o litoral brasileiro.

Na Alemanha, os Cruzeiros cresceram 18% em 2008 ante 2007. Foram 1,3 milhões de cruzeiristas e a previsão é chegar a 2 milhões em 2018. O Reino Unido, em 2008, registrou a marca de quase 1,5 milhão, número que deve crescer em 2010 com os novos navios que entrarão no mercado britânico. Na Europa, operam mais de 250 companhias marítimas.

Fonte: Mercado & Eventos
http://www.mercadoeeventos.com.br/script/FdgDestaqueTemplate.asp?pStrResolucao=&pStrLink=3,44,0,48852&IndSeguro=0

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Açores apresenta Plano de Promoção das Marinas e Portos de Cruzeiros

Foto: Fernanda Costa

A intenção do referido plano é procurar maximizar a procura dos Açores por iatistas e operadores de viagens de cruzeiro, quer através de campanhas publicitárias com recurso a brochuras, páginas na Internet e outros recursos, quer pela presença açoriana em salões náuticos e feiras no estrangeiro.

Espera-se que, com essas acções, possa aumentar o número de iates e de navios de cruzeiro que demandam as marinas e portos regionais, bem como o tempo médio de permanência de uns e outros.

O plano apresentado é, para o presidente do Governo dos Açores, consequência de aposta que levou o executivo a investir mais de 150 milhões de euros na construção de infra-estruturas de apoio ao recreio náutico e ao turismo de cruzeiros.

Recordou, a propósito, a reintrodução do transporte marítimo de passageiros, que este ano, transportará o maior número de passageiros de sempre, trazendo importantes ajudas a muitas economias locais em diferentes ilhas e servindo muitos milhares de pessoas.

Ao apresentar este Plano na ilha de Santa Maria, prosseguiu, “o Governo está a dar um sinal de atenção ao investimento em infra-estruturas marítimas e marítimo-turísticas como um dos pilares da estratégia de dinamização nas chamadas “ilhas da coesão”, as quais já desfrutam, hoje, aliás, de um largo dispositivo de apoios majorados e especializados em múltiplos aspectos das políticas públicas.”

Aludindo a muitos e importantes empreendimentos ligados ao mar – já concretizados, como as Portas do Mar, por exemplo, ou projectados, como são os casos da requalificação e reordenamento da Frente Marítima da Cidade da Horta e do Terminal de Cruzeiros no Porto de Pipas – Carlos César vincou a ideia de que os Açores querem tirar o máximo proveito da sua relação com o mar e que têm grandes potencialidades na área do turismo de cruzeiros.

Em 2008, os portos portugueses registaram um total de 741 escalas de navios de cruzeiro, o que corresponde a um crescimento de 11% face a 2007, sendo que os portos dos Açores ocuparam o 3.º lugar, com 83 escalas e uma quota de mercado de 11%.

Para o presidente do Governo, os efeitos multiplicadores dessas escalas, bem como da actividade das marinas, são criadores de postos de trabalho e fomentadores de dinâmicas empresariais locais nas várias ilhas.

Assegurando que é preciso potenciar ainda mais a atractividade marítima açoriana, o presidente do Governo concluiu dizendo que “é essa ambição estruturada que justifica e informa o Plano de Promoção das Marinas e Portos de Cruzeiro dos Açores.”

Fonte: Canal de Notícias
http://www.acores.net/noticias/view-35720.html

Assista aqui a um belo vídeo sobre o assunto:

Mais uma vitória do associativismo: CVC Cruzeiros volta à ABREMAR


CVC retorna ao quadro associativo da Abremar

Dando vazão ao diálogo franco e aberto e à disposição de agregar esforços pelo fortalecimento da atividade de Cruzeiros Marítimos no País, a CVC aceitou o convite da Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas (Abremar) para voltar a participar do quadro associativo da Entidade.

A decisão foi tomada após conversas entre o presidente da Associação, Ricardo Amaral, e o presidente do Conselho de Administração do Grupo CVC, Guilherme Paulus. A integração de esforços será, na visão de ambos, bastante frutífera para o desenvolvimento do segmento de Cruzeiros Marítimos, o que redundará no incremento do turismo nacional.

Os cruzeiros têm se destacado como importante nicho turístico, impulsionando a economia das cidades onde fazem escala, criando empregos, movimentando redes de negócios e incentivando as municipalidades a ampliar e reequipar as infraestruturas urbanas.

“A Abremar tem buscado o apoio real e a conciliação, dialogando com as empresas, criando sinergia com o governo e procurando pontos de interesse comum entre os interlocutores, de forma a defender de maneira clara as metas para o desenvolvimento dos Cruzeiros no Brasil. Essa é a lógica que explica a volta da CVC à nossa entidade, na medida em que todos serão beneficiários, não havendo o menor sentido de um grupo como a CVC ficar distante em um momento tão importante como o que estamos vivendo”, avalia Amaral.

A CVC retorna à Abremar para, segundo Paulus, “sinalizar sua crença no futuro dos cruzeiros em nosso País e o compromisso de buscar os meios e condições para o desenvolvimento sustentável da atividade”.

Com o retorno da CVC, a Abremar passa a ter 17 associadas: Ancoradouro Viagens, Agaxtur, The Blue Sea Cruises, Costa Cruzeiros, CVC, Danan, Discover The World, Firstar, Ibero Cruzeiros, Iberostar, MSC Cruzeiros, Nascimento Turismo, Navigare, Qualitours, Queensberry, Royal Caribbean e Sun & Sea.

Fonte: BRASILTURIS Jornal
http://www.brasilturis.com.br/diretodaredacao_materia.neo?Materia=5795

sábado, 5 de setembro de 2009

Do DIÁRIO CATARINENSE: "NAVEGAR É POSSÍVEL. Classe média quer a sua lancha".

Foto: Diário Catarinense

O Diário Catarinense de hoje (05.09.2009), traz na capa uma matéria que desmistifica a idéia de que "barco é coisa para rico".

Trata-se de contribuição fundamental para o desenvolvimento de um setor que entre estaleiros, revendas, assistências técnicas, marinas, emprega milhares de pessoas em Santa Catarina, gera milhões em renda e impostos e tem um incrível potencial de crescimento, dadas as características da costa do nosso estado, recortada por belíssimos atracadouros naturais formados por baías e enseadas.

Particularmente considero esta matéria o marco da virada para a indústria náutica estadual, em especial porquê coincide com a realização de uma feira do segmento, a Exponáutica, em Biguaçu, na marina Pier 33, um genuninamente catarinense e para os catarinenses.