Ventos fortes de Sul e mar liso levaram os barcos a velocidades... Extremas! Foto: Marcos Méndez / SailStation.com
A tripulação omani priorizou a marcação sobre o adversário direto na briga pelo título, contra seu adversário direto. A diferença entre as duas equipes, que era de nove pontos, caiu para apenas três (156 a 153), o que deve estender a emoção da disputa até a última regata das oito programadas. No penúltimo dia, ainda foram registradas duas vitórias do Red Bull Sailing Team, uma do ChinaSpirit e uma do SAP Extreme Sailing Team, que proporcionou ao público aglomerado no Race Village o momento mais espetacular do sábado, na penúltima regata.
Em uma manobra de contra-vento, a tripulação dinamarquesa foi surpreendida por uma rajada e não conseguiu evitar que um dos cascos emborcasse, o que provocou a capotagem da embarcação. O impacto da cena levou os torcedores ao delírio, principalmente após constatação de que, mesmo lançados ao mar, os tripulantes nada sofreram de mais grave. A equipe de segurança rumou imediatamente para o local. O trimmer Pete Cumming sofreu uma pequena lesão nas costelas e em menos de quatro minutos já estava em terra sendo assistido. Os demais tripulantes seguiram no trabalho de recuperação do barco, para tentar colocá-lo em condições para as regatas finais.
Longe do susto, o comandante do Alinghi, Morgan Larson, deixou a raia com a certeza de que o time dele encontrou a receita para vencer em Florianópolis. "Fizemos um grande trabalho e o último dia deverá ser bastante divertido. Três ou quatro equipes estão na briga pela etapa e duas lutam diretamente pelo título da temporada. O domingo será de muita adrenalina. Eles (The Wave Muscat) estão na frente, mas ainda temos chance".
À véspera do momento que poderá se tornar histórico, Leigh McMilliam reconheceu que não foi o melhor dos dias para o barco líder. "Acontece com todos. Nem sempre acertamos. Temos de ser conscientes de que nada está definido. Tudo pode acontecer no último dia. Vamos partir para a decisão. É para isso que viemos". McMillan será o primeiro comandante bicampeão em sete edições do Extreme Sailing Series™, se o The Wave Muscat confirmar o favoritismo.
Ao contrário da sexta-feira, quando foram disputadas apenas três regatas para que a segurança dos velejadores não fosse comprometida por rajadas de nordeste com 35 nós (60 km/h), no penúltimo dia da competição o vento soprou com intensidade moderada, entre 12 e 18 nós, e mudou a direção para sueste. Neste domingo, o Team Brazil Mapfre volta a competir. O barco comandado por Clínio de Freitas ficou fora de combate neste sábado para reparos das avarias sofridas na sexta-feira
Domingo - 17 de novembro:
10h00-12h00 - Regatas da Copa Mais Brasil de Monotipos (classes Optimist, Laser , Snipe e Dingue)
11h00-13h00 / 16h30-17h00 - Regatas de NeilPryde Windsurf Racing Series
14h00-16h30 - Regatas finais de ‘Extreme 40’
16h30-17h00 - Premiação classes monotipos
17h00-17h30 - Premiação do Act 8 Florianópolis do Extreme Sailing Series™, apresentado por Land Rover e dos vencedores da temporada 2013.
Site:
www.extremesailingseries.com
E-mail:
media@extremesailingseries.com
Twitter: twitter.com/extremesailingseries
Facebook: facebook.com/extremesailingseries
YouTube: youtube.com/extremesailingseries
Instagram: instagram.com/extremesailing
Fonte: ZDL
Nenhum comentário:
Postar um comentário