Como as estruturas de apoio náutico oferecidas por Florianópolis são muito precárias para o receptivo de cruzeiros marítimos, mesmo via tenders, talvez a ANTAQ exija adequações. Na imagem o projeto, já 100% apeovado, de reforma e ampliação do terminal de cruzeiros de Búzios (RJ), operado de forma privada pela Marina Porto Veleiro.
De fato, em Florianópolis, o receptivo de cruzeiros marítimos passados quase 10 anos ainda não foi retomado por falta de estrutura de apoio náutico que atenda ao caderno de encargos das armadoras, porém apuramos que há dois processos abertos na ANTAQ com vistas à obtenção da outorga de autorização para instalações portuárias de turismo no município.
Apesar de a Prefeitura Municipal atuar como facilitadora junto à ANTAQ, as eventuais autorizações serão outorgadas às empresas que realizarão a operação/exploração das instalações portuárias.
Segundo a Prefeitura, o ponto de fundeio será o mesmo para qualquer das duas instalações.
Os processos são:
- 50300.010861/2017-46 (Associação das Empresas de Transporte Náutico de Canasvieiras); e
- 50300.011946/2017-41 (Iate Clube de Santa Catarina Veleiros da Ilha).
Segundo a ANTAQ, esses processos são de acesso público e sua tramitação poderá ser acompanhada via internet através dos seguintes passos:
I. acessar o endereço eletrônico:
http://sei.antaq.gov.br/sei/modulos/pesquisa/md_pesq_processo_pesquisar.php?acao_externa=protocolo_pesquisar&acao_origem_externa=protocolo_pesquisar&id_orgao_acesso_externo=0
II. digitar o número do Processo (sem pontos ou barras);
III. digitar o "código" que será mostrado no canto superior direito da tela;
IV. clicar em "Pesquisar"; e
V. feito isto, o usuário terá acesso ao processo e aos documentos inseridos nele.