Casa do Vigário antes, já demandando restauro
Casa do Vigário com as chuvas desta semana
Prezado Ernesto,
A Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina – CAISC, uma instituição sem fins lucrativos, atua com a cultura de base açoriana, através de um Termo de Comodato está com a responsabilidade de restaurar a
Casa do Vigário, construção centenária, localizada atrás da igreja de Nossa Senhora da Conceição, na Lagoa e que está fechada e abandonada por mais de cinquenta anos. Como consequência, na última semana, ocorreu um princípio de desabamento de parte de sua cobertura (foto anexa).
A equipe que atua na Casa é formada por voluntários que se preocupa com a preservação de nosso patrimônio tanto cultural quanto material, contando sempre com a prestimosa colaboração de pessoas e entidades para realizar nossos objetivos.
Neste momento, para que possamos realizar obra de contenção emergencial, até que se consiga a autorização para realizar o restauro da Casa do Vigário, necessitamos de apoio para conseguir os materiais conforme relação abaixo:
65 Chapas de tapume dim - 2,20x1,10m de 11mmm
180 pontaletes de 7x5cm por 2,00m de altura de madeira tipo pinus;
40 escoras roliças de de eucalipto de 3,50m
15 tábuas de pinus de 2,5cm x 30cm de 2,5m
15 Escoras de 7x10cm de cambará de segunda de 4m
20 Lona plástica de 6m
2 kg de prego 17x27
200 tijolos maciços
Contando com a sua sensibilidade para preservar este patrimônio cultural, solicitamos viabilizar a doação dos materiais relacionados acima.
Contatos com a arquiteta Eliane, fone 48 9624 8801
Na expectativa de sua manifestação favorável, subscrevemo-nos.
Atenciosamente,
CARIN MACHADO
Diretora Cultural da Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina