sexta-feira, 31 de maio de 2013

Incentivar o turismo náutico é mais do que feiras setoriais e modernização de marinas!


Incentivar o turismo náutico não é uma atividade fácil, não basta somente ter feiras setoriais e modernização de uma marina, mas sim, deve-se em paralelo construir-se uma cultura náutica e esportiva, uma cultura do não jogar lixo nas águas da baía, uma cultura e vontade dos poderes competentes de se realizar um completo projeto de despoluição.

O turismo náutico é uma atividade econômica cara, que gera empregos. Quem investe nesse setor quer além de uma boa estrutura física também águas com qualidade.

Continue lendo em Cidade do Rio!

NOTA PESSOAL: Até no desafio de desenvolver o turismo náutico o Rio e Floripa são parecidos...

quinta-feira, 23 de maio de 2013

O primeiro paparazzo ninguém esquece! By bus, may be cool!!!



O twitteiro Murillo Serra Costa flagrou-me no ponto de ônibus da Praça Esteves Júnior e publicou no Twitter, observando antes o seguinte: 

"Para quem achava que era papo de twitter, tipo promessa de candidato, era verdade: o @ernesto_turismo realmente deixa o carro em casa."

Muita gente que estufa o peito para falar sobre mobilidade urbana há décadas não pisa em transporte coletivo. Andar de ônibus em Florianópolis, no Rio, em Sampa, NY ou qualquer lugar, para mim é prática normal, natural, ecológica, cidadã mesmo.

Concilio o ônibus de forma consciente com caminhada, carro próprio, táxi e, em breve, com a primeira bicicleta decente para levar meu filho pequeno à escola na cadeirinha...

Acreditem: para certos percursos em Floripa é muito mais prático e descomplicado (e barato) ir de ônibus do que de carro. E vem de brinde conviver com um universo de pessoas bem maior, mergulhando mais profundamente nos falares, no pensamento da cidade, hoje diversificado em tantos sotaques e línguas...

E a paisagem! Ah! A paisagem! Nem se compara o ponto de vista privilegiado a bordo de um ônibus, sem preocupar-se com a atenta e aporrinhadora condução de um automóvel, que muitas vezes só nos entrega aos olhos a traseira do veículo da frente, cujo condutor ficamos a maldizer por isto e aquilo...

No ponto de ônibus notei a maior parte dos automóveis engarrafados no tráfego, talvez 90%, com apenas o próprio motorista a bordo, ocupando um espaço imenso, em prejuízo das centenas de pessoas que vinham nos ônibus mais acima na via.

Estou convicto de que na maioria das situações, antes de ser uma atitude irracional, não usar o transporte coletivo (ou a caminhada ou a bicicleta) é puro egoísmo mesmo. A imagem que circula pela internet exemplifica:


By bus!!! May be cool!!!

ATUALIZAÇÃO EM 28/03/2013:

Amigo Carlos Damião, colunista do jornal Notícias do Dia, registrou pensamento meu vertido no Twitter outro dia.



ATUALIZAÇÃO EM 23/05/2013:

Toda medida que facilite a circulação do transporte coletivo, mesmo que em detrimento do automóvel particular, é bem vinda. Estudos demonstram que em uma faixa exclusiva de ônibus, em horários de alta frequência, como nos horários de pico, leva-se de 10 a 12 mil pessoas por hora, em cada sentido. Já em uma faixa de automóveis, passam cerca de 800 automóveis por hora, cada um podendo levar no máximo quatro pessoas, sendo assim, são transportadas por hora 3.200 pessoas.

Ocorre que enquanto os ônibus na hora do rush estão lotados, os automóveis particulares lhes prejudicam a circulação transportando em geral apenas o próprio condutor. Inverte-se a priorização do uso do espaço público em favor do egoísmo e da irracionalidade. Ou seja, aquela conta otimista de 3.200 pessoas por hora em faixa exclusiva para automóveis, facilmente cai para abaixo da metade disto...

Amigo Tiago Silva, vereador em Florianópolis, soltou o verbo semana passada à tribuna da Câmara Municipal. Eu já o encontrei no transporte coletivo, que é como ele habitualmente se desloca. E não foi no "seletivo" e sim no "latão" mesmo. Discurso embalado pela força da verdade de quem usa diariamente o transporte coletivo para ir trabalhar. Considero desde já um libelo histórico. Imperdível!

Se asoma Viking Ocean Cruises

Se asoma Viking Ocean Cruises

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Transporte fluvial de cargas e passageiros entre Blumenau a Itajaí pode ser reativado!

Movimentadíssimo embarque de passageiros no porto de Blumenau com destino a Itajaí - 1914

A recém-criada Sociedade Hidrovia Itajaí-açu (Sohria), formada pelos 54 municípios do Vale do Itajaí, terá muito trabalho pela frente. O objetivo principal do grupo é facilitar o escoamento de parte da produção industrial do vale pelo principal rio da região, no trecho entre Blumenau e Itajaí - 70 quilômetros de extensão. Segundo dados da associação, 27% do PIB (produto Interno Bruto, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos em uma determinada região) catarinense sai dessa mesorregião. A entidade é sem fins lucrativos e tem políticos, empresários e representantes da sociedade civil na ponta da lança.

Ponte sobre o Rio Itajaí é empecilho

Continue lendo esta excelente reportagem do Diarinho!

NOTA PESSOAL: Em 2009, a respeito deste tema, o professor Sílvio dos Santos, que foi gerente de Transportes Hidroviários e Marítimos da Secretaria de Infraestrutura de Santa Catarina e conselheiro dos CAPs dos portos de Imbituba, Itajaí e São Francisco do Sul, em 2009, escreveu notável artigo em torno deste tema, com extensa pesquisa histórica:

Já a partir do século XVII, diversas recomendações foram feitas ao governo colonial no sentido de se promover a colonização das terras do Vale do Itajaí, consideradas férteis e estratégicas para a fundação de colônias. No entanto, tais recomendações não foram levadasem conta. A ocupação das terras do Itajaí pelo homem branco se daria pela iniciativa particular de João Dias de Arzão, companheiro do fundador de São Francisco do Sul em 1658. João Dias de Arzão era paulista e sua família, há tempo, procurava minas de ouro e outros metais preciosos pelo interior do Brasil.

Continue lendo, e admirando fotos antigas, em Portogente!

domingo, 19 de maio de 2013

Porto Belo marcou presença na Seatrade Latin America 2013, em Valparaíso, no Chile!


Na foto da esquerda pra direita, Cláudia Maria Combothanassis, representante no Brasil do SEATRADE Events, Victor Toniolo, da Diretoria de Destinos e Produtos da EMBRATUR, Antonio Carlos "Cacau" Lopes, Presidente da FUMTUR Porto Belo e Carlos Eduardo Bueno, Presidente da BRASILCRUISE no stand da Santur representando a Costa Verde e Mar.

Continue lendo em Porto Belo - Capital catarinense dos transatlânticos!

Notícias de Cruceros divulgou ao mundo "hispanoparlante" mais informações sobre a participação de Porto Belo na Seatrade Latin America, inclusive os vídeos abaixo: o primeiro, em inglês, promocional da cidade como destino de cruzeiros e, o outro, uma entrevista com o presidente da FUMTUR, nosso amigo "Cacau":


sexta-feira, 17 de maio de 2013

MP dos Portos poderá acelerar implantação de terminais de cruzeiros no Brasil, diz presidente Embratur


De acordo com o presidente da Embratur, Flávio Dino (foto), a aprovação da Medida Provisória 495/2012 – a MP dos Portos – ontem no Senado e na Câmara, pode incrementar o turismo náutico no Brasil. “A medida incentiva a concorrência e o número de portos no País poderá crescer, o que melhora a competitividade e incentiva o turismo”, explicou Dino.

Continue lendo em Panrotas!

NOTA PESSOAL: De fato o Brasil demanda urgentes e pesados investimentos em infraestrutura para receptivo de cruzeiros marítimos, pois a tendência, por falta de competitividade, é o encolhimento ainda maior do mercado nacional no segmento.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Puerto Madryn, Argentina, por Marcos Nicocia. Apresentação exemplar de um destino de cruzeiros!


Conforme a Wikipedia, Puerto Madryn, coloquialmente denominada «Madryn» provincialmente, é uma cidade na província de Chubut, na Argentina. Se encontra sobre o Mar Argentino, no Oceano Atlântico, e é a capital do departamento de Biedma. É considerada a porta de entrada para a Península Valdés, declarada em 1999 Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. É um dos centros de turismo mais importantes de toda a Patagônia argentina e de todo o país. Madryn detém o título de ser a cidade balneária mais populosa do sul argentino.

Marcos Nicocia, diretor do porto local, fez apresentação exemplar da cidade como destino de cruzeiros durante a Seatrade Latin America 2013, em Valparaíso, no Chile.

Notícias de Cruceros, que antecipadamente havia noticiado a ida de Puerto Madryn ao evento, fez o registro:



A apresentação de Buenos Aires, por Ricardo Ferreyra, também é digna de nota e Noticias de Cruceros igualmente fez o registro (notem o enorme volume de turistas estrangeiros!!!): 

Torre icônica na orla com 54 andares e 194 apartamentos de luxo ao lado de secular patrimônio histórico. Na Suécia pode.


Turning Torso, segundo a Wikipédia, é um arranha-céus localizado na cidade de Malmö, na Suécia, no lado sueco do estreito de Öresund. Foi desenhado pelo famoso arquiteto Santiago Calatrava com base em uma de suas esculturas, chamada "Twisting Torso".

A torre tem uma altura de 190 m e 54 andares. Após sua conclusão ganhou o título de "edifício mais alto da Escandinávia", sendo o segundo maior edifício residencial da Europa, atrás apenas do Triumph-Palace em Moscou com 264 m de altura.

A estrutura do prédio apresenta nove grandes cubos em angulação progressiva, que abrigam 149 apartamentos de luxo.

Confiram imagens do empreendimento vistas por diversos ângulos!


           

    


 



quarta-feira, 15 de maio de 2013

Sem cooperação entre países da região, crescimento do mercado de cruzeiros fica prejudicado na América do Sul, alerta executivo da MSC...

Há muito as armadoras vêm alertando para a necessidade de integração regional entre os países que recebem cruzeiros na América do Sul, para que este mercado torne-se em bloco mais competitivo. Michael Ronan, vice-presidente de Relações Governamentais da Royal Caribbean para Caribe, América Latina e Ásia, respondendo pelas subsidiárias Azamara Club Cruises, Celebrity Cruises e Royal Caribbean International,  já havia abordado o assunto em 2011, em São Francisco do Sul, em reunião itinerante do GT Náutico de SC.

O apelo repetido na Seatrade Latin America 2012, em Buenos Aires, Argentina, não foi atendido. Roberto Fusaro, da diretor-geral da MSC Cruzeiros para a América do Sul, o reitera na Seatrade Latin America 2013, em Valparaíso, no Chile e expõe em gráficos os prejuízos decorrentes, especialmente para o Brasil.

O registro foi feito por Notícias de Cruceros!

Sem políticas públicas, próxima temporada de cruzeiros no Brasil terá bem menos navios. Enormes perdas econômicas já são anunciadas!

Os números foram apresentados ontem pelo Grupo Costa em Valparaíso, no Chile, durante a Seatrade Latin America 2013, maior evento do setor na região. 

Meu amigo Rene Hermann, presidente do Grupo Costa Cruzeiros para a América do Sul, expõe com clareza as razões da enorme diminuição do mercado brasileiro e da nossa perda de competitividade em relação aos países vizinhos...

Notícias de Cruceros fez o registro:

quinta-feira, 2 de maio de 2013

Site LGBT especializado em cruzeiros destaca excursões em Ketchikan, no Alaska. Ecoturismo e boa gastronomia!

Tracy's King Crab Shack, uma das deliciosas atrações gastronômicas visitadas!

Quem acompanha o desenvolvimento global da indústria do turismo mundo sabe que existem dois nichos em franca expansão e fortemente disputados pelos mais importantes destinos do mundo: o LGBT e o de cruzeiros (marítimos e fluviais).

Pois já há sites especializados que uniram estes dois nichos campeões, oferecendo conteúdo dirigido e diferenciado!

De um deles veio excelente postagem referente às excursões terrestres em Ketchikan, famoso destino de cruzeiros no Alaska cujo forte é o ecoturismo e a excelente gastronomia local baseada nos deliciosos frutos do mar da região.

Que tal praticar arborismo e observar ursos selvagens em seu ambiente natural?

Continue lendo (inglês) em MeetMeOnBoard!

NOTA PESSOAL: O público LGBT é sabidamente tão bom gastador quanto exigente. Mas para monetizar sua visita e fidelizá-lo é necessário muita qualificação na ponta de vendas e de prestação de serviços, sempre proporcionando experiências autênticas.

Há variadas razões para estender a estadia antes ou depois dos cruzeiros. Miami apresenta as suas!


Um dos mais fortes argumentos da indústria de cruzeiros para estimular a implantação de terminais de cruzeiros de atracação com serviço de bagagens - home port - é o incremento superior a 100% no impacto econômico das escalas dos navios, notadamente quando se trata de destinos turísticos que queiram minimizar os efeitos da sazonalidade.

Além do aumento do gasto usual dos turistas com compras, gastronomia e passeios, são acrescidos gastos com hospedagem, estacionamento, traslados.

Não por acaso há sites especializados em dar dicas para turistas em trânsito e embarque quanto ao que podem desfrutar na cidade portuária em que se encontram...

Miami, que recebe um em cada sete passageiros de cruzeiros do mundo, dá o exemplo!

Continue lendo (inglês) em Cruise118!

NOTA PESSOAL: Imaginem o quanto toda a cadeia produtiva do turismo de Florianópolis ganhará quando a cidade finalmente tiver implantado o seu terminal de cruzeiros de atracação!

Inserção de destinos na rota dos cruzeiros é argumento de venda para projetos imobiliários!

Empreendimento Banana Coast, em Trujillo, Honduras, no contexto de um terminal de cruzeiros multiuso!


A novidade é que, com a confirmação de escalas de navios por destes melhoramentos em infraestrutura turística, oportunidades em imóveis estão surgindo devido à expectativa de valorização decorrente do impacto econômico gerado pela crescente movimentação turística! 

Continue lendo (inglês) em Honduras Living!

NOTA PESSOAL: Investidores, fiquem atentos à hoje degradada praia de Canasvieiras, em Florianópolis...

Itajaí mais uma vez larga à frente de Floripa: terá imensa marina pública!!!



O Consórcio KL Viseu, formado pelas empresas Karlos Gabriel Lemos ME. e Construtora Viseu Ltda., venceu a licitação e irá construir e explorar o Complexo Náutico e Ambiental de Itajaí, na Baía Afonso Wippel.

O consórcio apresentou proposta de investimento de R$ 38,5 milhões e venceu por ter a maior oferta, superando em quase R$ 10 milhões o investimento inicial previsto. A área disponível para o Complexo Náutico Ambiental é de 10,33 mil metros quadrados em terra e 120,9 mil metros quadrados de espelho d’água, além de mais 12,39 mil metros quadrados para aterro hidráulico.

Continue lendo em Notícias do Dia!

ATUALIZAÇÃO EM 27/03/2013:

Edital da licitação de dragagem foi assinado!


ATUALIZAÇÃO EM 15/04/2013:

O diretor financeiro do porto, Alexandre Santos, diz que as obras da marina estão dentro do prazo previsto. Informou também que o projeto prevê, dentro da marina, espaço para restaurante e hotel. 

Continue lendo em Diário Catarinense!

ATUALIZAÇÃO EM 02/05/2013:

Infomações no perfil pessoal do diretor da SPE formada para implantar o empreendimento, Karlos Gabriel Lemos, dão conta de que há como parceira  a INCAT, grande empresa espanhola de projetos no segmento e que as obras se iniciam ainda este mês!

*** PORTO ESPORTIVO ITAJAÍ ***

O Porto Esportivo de Itajaí foi concebido pelo Consórcio KL CONSULTORIA / VISEU Construção Industrializada, em parceria com as empresas KMARINA DO BRASIL e ÍNCAT - Engenharia Civil del Atlântico (Espanha).

O Porto Esportivo foi concebido para receber as seguintes instalações e serviços:

- Lojas de Equipamentos e Serviços Náuticos;
- Lojas de Vestuário;
- Restaurantes, Café Lounge e Emporium;
- Serviços de Financiamento e Seguro para Embarcações;
- Espaço para Eventos;
- Serviços de Concierge ao Usuário;
- Estacionamento para Aprox. 320 veículos;
- Heliporto e Hangar para Pernoite das Aeronaves;
- Boulevar Integrado ao Passeio Público;
- Prédio Administrativo com Espaço Exclusivo ao Usuário;
- Empreendimento Hoteleiro Aprox. 150 apartamentos;
- 721 Vagas Náuticas para Embarcações até 130 pés;
- 123 Vagas em Terra para Embarcações até 30 pés em Hangar;
- Área técnica de Manutenção e Reparo das Embarcações com Aprox. 8.000 m2;
- Travel-lift e Grua Giratória;
- Instalações para Abastecimento de Combustível em Água;
- Coleta de Água Residuais das Embarcações;
- Torre de Serviços para as Embarcações com Água, Luz, Wi-fi e Tv;
- Vagas Náuticas Abrigadas e Seguras com Calado de 5 m.
- Sistema Preventivo de Incêndio.

As obras do Porto Esportivo inciam em maio 2013 e tem a sua primeira fase entregue em 18 meses.


NOTA PESSOAL: O projeto inicial da Marina do Saco da Fazenda, em Itajaí, é de autoria do arquiteto Dalmo Vieira Filho, agora titular da SMDU e do IPUF, em Florianópolis! Certamente está entusiasmado com o projeto do Parque Hotel Marina Ponta do Coral

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Eu quero!


NOTA PESSOAL: um espetáculo esta bike! É um pedelec, ou seja, a tração elétrica só funciona quando se está pedalando, não há acelerador e a força do motor é cortada aos 25Km/h.