Proposta conceitual de autoria do engenheiro Luís Antonio Braga Martins, diretor-presidente da Bragaport Consultoria Ltda., empresa com grande acervo em estudos e projetos portuários, para um Terminal Marítimo de Passageiros a se implantado em Florianópolis.
Braga afirmou em seu perfil no Facebook que irá apresentar o projeto na SC Parcerias e posteriormente na EMBRATUR.
Pelo Whastsapp, respondeu a algumas perguntas. Confira abaixo as respostas:
Por quê o terminal de cruzeiros neste local?
"O local é de franco acesso marítimo, tem abrigo natural das ondas pela Ilha do Campeche e permite a conexão rapida com o novo acesso ao novo Aeroporto de Florianópolis."
Poderá receber quantos navios em simultâneo, de que tamanho, movimentando quantos passageiros por dia? Quantos navios por ano?
"Numa 1a. fase poderá receber uma atracação por vez, movimentando 3.000 ou mais passageiros/dia e 150 navios/ano."
É só para escalas de visitação ou permitirá também o início e fim de viagens marítimas em Florianópolis?
"Ambas."
Qual o valor estimado do projeto? Quantos empregos irá gerar?
"Os estudos e projetos de engenharia estão orçados em R$ 1,5 milhão. Mas a obra não foi orçada porque ainda não temos o projeto pronto. Estimo que a atividade como um todo poderá gerar mais de 5.000 empregos."
Já há investidores?
"O Governo ou Embratur poderiam patrocinar o projeto para atrair investidores ou concessionários."
Qual a opinião da comunidade local da Praia do Campeche? Irá influir no desenho da praia ou nas ondas para o surfe? Facilitará o acesso à Ilha do Campeche?
"A obra não interfere na linha da praia.
O viaduto de grande vão passa por cima da faixa de areia e o píer de acesso é sobre pilares no mar, não interferindo nas ondas e correntes. Não prejudica o surfe. E poderá facilitar o acesso maritimo controlado à Ilha do Campeche, sendo que o Terminal não afeta a ilha."
Já foi apresentado a alguma autoridade ou ao trade turístico? Qual a posição?
"Foi pré-apresentado ao Secretário Estadual do Turismo, que está se empenhando em obter orçamento para o projeto. Ao trade turístico ainda não. Mas será."
Saiba mais sobre o engenheiro:
Nenhum comentário:
Postar um comentário