quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Pontos de fundeio de Búzios lotaram de cruzeiros e Imbituba teve escala imprevista do Insignia cheio de europeus a bordo

Insignia, transatlântico da armadora Oceania Cruises, atracado em Imbituba (SC). Foto de Marcelo Becker

DIÁRIO CATARINENSE

17 de dezembro de 2009

TURISTAS A BORDO

Navio traz 600 europeus a SC

Transatlântico atracou ontem em Imbituba com visitantes da terceira idade e movimentou a economia da cidade e região

A chegada de um navio transatlântico em Imbituba, no Sul do Estado, com quase mil pessoas a bordo, trouxe prestígio e receita para Santa Catarina.

A embarcação teve como ponto de partida a cidade de Barcelona, na Espanha. Enquanto a maioria dos turistas permaneceu em Imbituba, um grupo de 70 pessoas partiu de ônibus para um roteiro de passeio e compras em Florianópolis.

O Insígnia, embarcação com 188 metros de comprimento, tem cerca de 600 passageiros e uma tripulação de mais de 300 pessoas. Por volta das 7h, o transatlântico chegou ao porto de Imbituba e provocou mudanças na economia. Vários táxis foram chamados para ficar à disposição dos turistas de terceira idade de diversas partes do mundo.

– Passageiros de um navio assim são garantia de bons lucros. Mesmo sendo estrangeiros, dá para prestar um bom serviço com um inglês básico – diz o taxista Gustavo Silveira, de 33 anos, que trocou Porto Alegre por Imbituba há quase dois anos.

De acordo com o secretário de Turismo de Imbituba, Antônio Clésio Costa, a passagem de um transatlântico é excelente para a economia local e também estadual.

– Acreditamos que cada pessoa que desce do navio para conhecer a cidade gasta pelo menos R$ 200 no comércio – explica.

O Insígnia saiu de Barcelona e passou por pela África, Recife, Salvador, Rio de Janeiro, Búzios, Santos, Itajaí e, finalmente, Imbituba. Mesmo passando por tantos locais turísticos internacionais, os passageiros tinham uma expectativa muito grande por um passeio em Santa Catarina.

– É um Estado muito bem divulgado fora do país e com vários lugares lindos – disse o aposentado italiano Roberto Paravagni, de 75 anos, que vive no Rio de Janeiro.

marcelo.becker@diario.com.br

MARCELO BECKER

Fonte: http://bit.ly/4qkKCK

Em Búzios a Marinha do Brasil permite o fundeio de no máximo 3 cruzeiros em simultâneo e para o último dia 12 já estavam anteriormente previstos em cabotagem o Imperatriz (CVC), o Vision of The Seas (Royal Caribbean) e o Costa Concordia (Costa) - vide no doc anexo tabela de escalas da BRASILCRUISE para Búzios na referida data.

À falta de fontes primárias e analisando-se a sequencia de escalas do Insignia na costa brasileira a partir de Búzios, ou seja, Ilha Grande (RJ), Parati (SP), Santos (SP) e Itajaí(SC), constantes da tabela completa do site da BRASILCRUISE - http://bit.ly/4rKIhA - e a informação constante no blog santista WorldCruises.com - http://bit.ly/8VNzqp - dando conta de que "na última segunda feira, dia 14 de dezembro (...) o Insignia (...) adiantou a sua escala (...) prevista para (Santos) hoje, 15 de dezembro", é fácil concluir que, devido ao no show compulsório em Búzios, o Insignia antecipou em um dia todas as escalas seguintes na sua rota para Buenos Aires (Argentina) e afortunadamente incluiu Imbituba, para alegria do comércio e taxistas locais (conforme reportagem acima, que demonstrou o considerável impacto econômico em um único dia por conta da passagem do Insignia pela cidade).

Quanto aos passageiros, se deixaram de fundear na mundialmente famosa Búzios, tiveram a oportunidade de conhecer as belezas naturais ainda pouco exploradas da região de Imbituba, que certamente será um grande sucesso no segmento de cruzeiros marítimos assim que enfim tiver um terminal marítimo privativo de passageiros e shore excursions organizadas à altura do seu enorme potencial, demandas que, para serem solucionadas, contam com o apoio da BRASILCRUISE - www.brasilcruise.com.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário