domingo, 8 de agosto de 2010

Que venham os cruzeiros!!!


ABREMAR – A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos foi fundada em janeiro de 2006 para representar institucionalmente um dos segmentos mais promissores da indústria turística nacional: o turismo marítimo. Seu objetivo é trabalhar com afinco pela regulamentação dos Cruzeiros de cabotagem – entre portos do mesmo país. Defende a modernização da infraestrutura portuária e contribui para a divulgação do Brasil como destino turístico no exterior. Atualmente, tem 19 empresas associadas entre armadoras e operadoras de turismo no Brasil, entre elas Costa Cruzeiros, MSC Cruzeiros, CVC e Royal Caribbean. O site da entidade -
http://www.abremar.com.br/ - é a fonte das informações abaixo, que bem demonstram a especial atenção que a sociedade brasileira deve dar ao segmento.


Vantagens para os destinos


Aumento na economia regional

O movimento de pessoas nos destinos alavanca as economias locais, influi na expansão dos negócios ligados ao turismo e abre oportunidades de emprego e geração de renda, propiciando a melhoria da infraestrutura de serviços.

Excelente divulgação dos lugares

Os Cruzeiros funcionam como suporte promocional dos destinos. E, para transmitirem uma boa imagem, os pontos de destino se esforçam para reforçar seus diferenciais competitivos.

Equilíbrio do fluxo turístico

Os Cruzeiros ajudam a absorver o excesso de turistas por conta da alta temporada, quando os meios de hospedagem estão com capacidade esgotada. Na baixa temporada, potencializam o fluxo turístico e auxiliam a reduzir a sazonalidade dos destinos. O resultado é a expansão dos postos de trabalho.

Preocupação ambiental

Os Cruzeiros permitem visitas a lugares ecologicamente preservados sem a necessidade de aparatos e intervenções que podem prejudicar ecossistemas inteiros, colaborando para a conservação das regiões de acesso restrito.

Expansão do consumo

Turistas e tripulantes são grandes consumidores de produtos e serviços dos locais visitados. Como o período de permanência é curto, eles gastam nesses lugares. Estima-se aumento de vendas de até 40% no comércio local.


Vantagens para as agências

Novos produtos e maiores lucros


Os Cruzeiros Marítimos são responsáveis por novas fontes de receitas. Há aumento na venda de passagens e, em conseqüência, de transporte até o porto, diária em hotéis durante o deslocamento, seguros e pacotes turísticos. Mais do que isso, as empresas marítimas estão entre as que mais bem remuneram as agências de viagens.

Mais demandas por viagens

Os 56% de turistas brasileiros que costumam viajar com freqüência para o exterior são potenciais consumidores do mercado de Cruzeiros. Outro dado importante: 73% dos turistas não trocariam um Cruzeiro por uma viagem ao exterior, a não ser para fazer um cruzeiro internacional. Sendo assim, os 94% que costumam viajar frequentemente pelo Brasil são potenciais consumidores dos Cruzeiros.

Pacotes integrados e produtos turísticos de maior qualidade

Turistas que moram afastados dos portos de embarque costumam comprar pacotes integrados, abrangendo todos os serviços necessários para chegar ao destino com total conforto: transporte aéreo e terrestre, pernoites em hotel, seguros etc. Além disso, em uma próxima temporada, o turista poderá retornar por outro meio de transporte.

Cultura do retorno

Quem conhece um lugar mágico volta para casa com aquele gostinho de "quero mais". A visita rápida aos destinos funciona como forte apelo para que o turista volte, mas desta vez com mais tempo. Ou seja, a agência de viagens será, mais uma vez, acionada.


Vantagens para a economia brasileira


A temporada de Cruzeiros Marítimos 2009/20010 teve 18 transatlânticos que percorreram a costa brasileira e fizeram 407 atracações em 21 portos nacionais. Transportaram o volume recorde de 720,621 turistas, o que representa crescimento da ordem de 38% sobre o total da temporada anterior, que registrou 521,983 cruzeiristas. O aumento número de turistas teve reflexos também na lucratividade dos agentes que viagens, que receberam um total de US$ 57 milhões em comissões, aumento de 54% sobre a temporada anterior.

O Brasil usa apenas 2% de sua força de trabalho na atividade turística, enquanto a França, por exemplo, emprega 25%. Em outras palavras, quando chegarmos próximos a essa meta, o setor será o maior empregador nacional.

Os Cruzeiros Marítimos trazem inúmeros benefícios econômicos para as regiões. Além dos gastos de turistas e tripulantes, muitos dos insumos adquiridos para a operação do navio são nacionais, como combustíveis, materiais de limpeza, bebidas, frutas, alimentos básicos, entre outros.

A estimativa é que para cada US$ 7 mil deixados no país, abre-se um novo posto de trabalho. As companhias marítimas pagam altas taxas para utilização da infraestrutura portuária e local. E, ao longo da cadeia de funcionamento da atividade, pagam todos os impostos aos quais ela está sujeita.

Os benefícios dos Cruzeiros se fazem sentir também de forma indireta. Ao construir uma imagem positiva dos destinos, despertam o interesse e a atenção de investidores que passam a enxergar, nas regiões, ótimas oportunidades de investimento. A rede hoteleira é beneficiada, pois os rápidos roteiros oferecidos pelos Cruzeiros funcionam como "amostra" dos locais, motivando os turistas a um eventual retorno mais planejado e demorado. Em muitos destinos, os Cruzeiros utilizam as estruturas dos hoteis para os cruzeiristas em terra.

Um dos setores mais beneficiados pela atividade de Cruzeiros Marítimos no Brasil é o do emprego. Na temporada de 2009/2010, foram gerados cerca de 40 mil empregos, entre diretos e indiretos. Os pontos expostos demonstram a importância dos Cruzeiros Marítimos não só em termos de lazer como na contribuição para a economia e a geração de empregos.


Temporada 2010/2011


A tendência de expansão do setor deve se consolidar na temporada 2010/2011, que terá início no dia 3 de outubro. Novos destinos para atracações deverão ser confirmados, além de cinco navios de bandeira internacional que virão pela primeira vez ao país. De acordo com a Cruise Lines International Association (ICLIA), o Brasil está quase encostando na Espanha e assumindo a quinta posição no ranking mundial dos mercados de Cruzeiros Marítimos.

No período 2010/2011 serão 20 navios na costa do país, dois a mais do que na temporada anterior.

A expectativa é a de que 884 mil cruzeiristas aproveitem os mais de 400 roteiros que irão percorrer 21 cidades do litoral brasileiro até maio do ano que vem. Alguns Cruzeiros chegarão até o Uruguai e a Argentina.

Obs: confira as escalas de cabotagem e de longo curso (internacionais) previstas para 2010/2011 no Brasil no site da www.brasilcruise.com.br!!! São Francisco do Sul (SC) é uma das novidades, inclusive com 9 datas de embarque para o Prata pela MSC, dispensando gaúchos, catarinenses e paranaenses, que podem embarcar desde a temporada passada também em Itajaí (SC) pela Ibero e pela CVC, de deslocarem-se até Santos (SP) ou ao Rio de Janeiro (RJ) para iniciarem seus tão sonhados cruzeiros marítimos!!!

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