quinta-feira, 4 de junho de 2015

Turistas de cruzeiro "limparam as prateleiras" em Pictou


Comércio (dos artesãos aos shoppings), restaurantes e empresas de turismo deveriam criar um "cruise committee" local e protagonizar a luta pelo retorno dos cruzeiros a Florianópolis. São os que mais ganham. O quê estão esperando?

Pictou, conforme dados da Wikipedia, é uma cidade no Condado de Pictou, na província canadense de Nova Escócia. Localizada na costa norte de Pictou Harbour.

É um mivimentado porto de cargas, um centro de serviço local para as comunidades rurais circundantes e o principal destino turístico na região da Nova Escócia.

A principal atração turística em Pictou é orla ao longo de Pictou Harbour. 

Durante os anos 1990 e 2000, terrenos industriais na margem do rio Pictou foram requalificados, com o ponto alto sendo uma réplica do navio de Hector, que levou os primeiros imigrantes escoceses que desbravaram a regiãono século XVIII. 

O navio fica ancorado a cada verão no Heritage Quay Hector, um centro cultural que inclui uma loja de souvenirs, outra de carpintaria, uma oficina de ferreiro e estúdio de artes.

O Festival Hector, comemorando a chegada dos colonos à Nova Escócia no Hector, acontece em agosto. Em julho, ocorre o Carnaval da Lagosta, evento anual que tradicionalmente comemora o fim da temporada de pesca do crustáceo desde 1934.

A requalificação da orla também conta com uma marina e um pequeno calçadão que se conecta à Trans-Canada Trail. A estação histórica Intercolonial Railway na margem do rio foi restaurada, e um novo museu da pesca está em construção nas proximidades.

Grohmann Knives Ltd, a única fábrica de facas do Canadá, produz com exclusividade há 50 anos as famosas facas D.H. Russell Belt Knives e Grohmann Kitchen Knives. Visitas a fábricas são bertas ao público.

Táxis aquáticos e passeios de barco para o porto e para a cidade de New Glasgow também estão disponíveis.

Pictou está a 5 quilômetros ao sul do porto de Caribou onde a Northumberland Ferries Limited opera um serviço de ferry sazonal para a Ilha de Prince Edward; há também uma balsa para pedestres que opera sazonalmente para a Ilha de Pictou. 

Várias praias estão localizadas perto da cidade de Pictou, sendo as mais famosas Caribou Provincial Park e Waterside Beach Provincial Park.

Pictou é destino de cruzeiros marítimos e a primeira escala da temporada foi considerada um sucesso pelo comitê receptivo local, que recebeu feedback positivo tanto dos passageiros quanto dos empresários do comércio, que viram suas lojas mais movimentada do que o normal para um dia de maio.

Os turistas deixaram o navio pela manhã e duas horas para visitar as lojas de Pictou e os restaurantes antes de participarem de passeios ao Museu da Indústria em Stellarton e ao Quay Hector Heritage.

Vários empresários do Centro da cidade declararam haver recebido turistas do navio em suas lojas. Os restaurantes típicos locais, tais como Índigo Café, Stone Soup Café e o Lobster Bar Restaurant também receberam os passageiros e o Saron's Restaurant esgotou seu estoque, ou, na expressão local, "sold out of pie".

Nenhum comentário:

Postar um comentário