quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Turistas de cruzeiros navegando com nativos


Este é o passeio náutico na Jamaica em embarcações nativas que tenho mencionado em minhas palestras quando falo da participação de comunidades tradicionais, com seus saberes e fazeres, no receptivo de cruzeiros marítimos (shore excursions).

A própria companhia de cruzeiros encarrega-se de divulgar mundialmente, por vários meios, os destinos presentes nos roteiros de seus navios e os respectivos produtos turísticos disponíveis, que selecionam, testam e precificam com grande antecedência.

A NCL divulga assim o passeio, que com o transfer desde o porto custa US$ 83/PAX:

No início do passeio, você será recebido com um welcome drink, antes de embarcar na jangada de bambu com 30 pés de comprimento, com capacidade para dois passageiros. O comandante da jangada irá narrar-lhe o conto de Martha Brae, uma jovem sacerdotisa que, diz a lenda, os colonos espanhóis torturado para revelar a localização de uma mina de ouro secreta. Ela não resistiu aos seus algozes e os levou à mina. A caminho, Martha usou seus poderes mágicos para agitar o rio, afogando os soldados espanhóis e ela mesma. A lenda diz que o fantasma dela ainda guarda a entrada da mina hoje em dia. Enquanto ouve a estória, você desliza desce rio tranquilamente por 90 minutos.

Imediatamente imaginei os pescadores artesanais de Florianópolis descendo rios e canais com turistas a bordo de canoas de um pau só e bateiras tocadas a remo, apresentando nossa fauna e flora, contando causos...

Neste caso, a NCL divulgou, em seu canal no Youtube:




Nenhum comentário:

Postar um comentário