domingo, 29 de novembro de 2015

Prefeito de Porto Belo comemora primeiro cruzeiro da temporada

Em Florianópolis, com um discurso sem lógica e claramente populista, o prefeito da capital cometeu que, em quase três anos de governo, nada fez para a cidade receber cruzeiros marítimos ("idéia megalomaníaca", segundo ele) ao argumento de que a prioridade seriam os trapiches dos pescadores artesanais do João Paulo e do Pântano do Sul e que está cuidando da legalização e reforma do trapiche das escunas em Canasvieiras... 

Ora! O trapiche do João Paulo teve seus estudos iniciados apenas este ano e o licenciamento ambiental ainda não está concluído na FATMA, não há projeto executivo e as obras só serão licitadas após a conclusão do licenciamento. 

Ou seja, nossos pescadores do João Paulo terão que, durante muito tempo ainda, chafurdar na lama poluída em sua faina diária até que tenham um trapiche para vencê-la. 

O trapiche do Pântano do Sul, para revolta dos pescadores de lá, é só um mísero desenho no papel e o de Canasvieiras, totalmente irregular, novela antiga, sequer tem área aquática cedida pela SPU e faz pouco a prefeitura começou a se mexer a respeito. 

E Florianópolis continua sem receber cruzeiros e as milionárias receitas que eles trazem!

Ou seja, o prefeito de Florianópolis justifica com obras que sequer iniciou (parte por desídia, parte por falta de caixa), a ausência de outra - o terminal de cruzeiros - que geraria vultosos recursos para implantar outras mais cedo: como os trapiches dos pescadores!

Agora vejamos outro estilo administrativo...

Recentemente, o prefeito de Porto Belo, o dinâmico Evaldo José Guerreiro Filho, esteve na ACIF - Associação Comercial e Industrial de Florianópolis, em solenidade de doação à prefeitura da capital, pela centenária entidade, de estudos náuticos de classe mundial com vistas a uma marina na Beira Mar Norte, de iniciativa privada, e deixou um recado contundente, na contramão do pensamento nanico e das ações tardias do prefeito da capital: 

"Sejam ousados. Não pensem pequeno.". 

Faz sentido! Afinal Porto Belo já dispõe de marinas com vagas molhadas; acaba de licitar com sucesso outra, enorme; há muito largou na frente com norma municipal estabelecendo o PMI - Procedimento de Manifestação de Interesse; já tem de moderno pier, totalmente regularizado, para recepcionar turistas de transatlânticos e que em breve estará, também, alfandegado, passando a ter acesso ao gigantesco e bilionário mercado de cruzeiros internacionais e de longo curso! 

Definitivamente, o prefeito de Porto Belo belo é ousado, não pensa pequeno e sabe que do TURISMO DE CRUZEIROS vêm vultosos recursos para investir, com muito mais presteza e eficiência, nas demais prioridades comunitárias, inclusive dos PEDCADORES ARTESANAIS de seu município, que faturam alto, também, com roteiros náuticos oferecidos aos cruzeiristas. 

De fato, no dia de hoje (29/11), o prefeito de Porto Belo comemora via redes sociais a primeira escala da temporada de cruzeiros em sua cidade.

Eis as fotos e o que disse, exultante:


Recebemos hoje o primeiro navio da temporada. Esse ano, teremos 28 escalas. Começamos com o MSC Lirica. A expectativa é que a temporada injete R$ 12 milhões na economia local e da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário