segunda-feira, 20 de maio de 2013

Transporte fluvial de cargas e passageiros entre Blumenau a Itajaí pode ser reativado!

Movimentadíssimo embarque de passageiros no porto de Blumenau com destino a Itajaí - 1914

A recém-criada Sociedade Hidrovia Itajaí-açu (Sohria), formada pelos 54 municípios do Vale do Itajaí, terá muito trabalho pela frente. O objetivo principal do grupo é facilitar o escoamento de parte da produção industrial do vale pelo principal rio da região, no trecho entre Blumenau e Itajaí - 70 quilômetros de extensão. Segundo dados da associação, 27% do PIB (produto Interno Bruto, que é a soma de todos os bens e serviços produzidos em uma determinada região) catarinense sai dessa mesorregião. A entidade é sem fins lucrativos e tem políticos, empresários e representantes da sociedade civil na ponta da lança.

Ponte sobre o Rio Itajaí é empecilho

Continue lendo esta excelente reportagem do Diarinho!

NOTA PESSOAL: Em 2009, a respeito deste tema, o professor Sílvio dos Santos, que foi gerente de Transportes Hidroviários e Marítimos da Secretaria de Infraestrutura de Santa Catarina e conselheiro dos CAPs dos portos de Imbituba, Itajaí e São Francisco do Sul, em 2009, escreveu notável artigo em torno deste tema, com extensa pesquisa histórica:

Já a partir do século XVII, diversas recomendações foram feitas ao governo colonial no sentido de se promover a colonização das terras do Vale do Itajaí, consideradas férteis e estratégicas para a fundação de colônias. No entanto, tais recomendações não foram levadasem conta. A ocupação das terras do Itajaí pelo homem branco se daria pela iniciativa particular de João Dias de Arzão, companheiro do fundador de São Francisco do Sul em 1658. João Dias de Arzão era paulista e sua família, há tempo, procurava minas de ouro e outros metais preciosos pelo interior do Brasil.

Continue lendo, e admirando fotos antigas, em Portogente!

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