sábado, 16 de novembro de 2013

Capotagem! Imprevisíveis rajadas do traiçoeiro vento Sul hoje nas regatas da Extreme Sailing Series vitimaram super catamarã da equipe SAP!

Momento de grande tensão! Barco da SAP começa a virar! Foto: Vincent Curutchet/Lloyd Images

Velejadores da SAP se equilibram! Foto: Vincent Curutchet/Lloyd Images

Veleiro da equipe SAP virado (ao fundo)! Foto: Vincent Curutchet/Lloyd Images

Barco sai da água! Foto: Vincent Curutchet/Lloyd Images

Voador?! Veleiro SAP içado para reparos! Foto: Vincent Curutchet/Lloyd Images

Ventos fortes de Sul e mar liso levaram os barcos a velocidades... Extremas! Foto: Marcos Méndez / SailStation.com

Imagens incríveis facilmente registradas... Foto: Ernesto São Thiago

Pelo público que lotou a Arena! Foto: Ernesto São Thiago

Ao fim das regatas, luz do Sol encheu de cores o belo espetáculo náutico! Foto: Ernesto São Thiago

A beleza da mulher é fundamental! Esta é a do autor do blog! :) Foto: Ernesto São Thiago


A tripulação omani priorizou a marcação sobre o adversário direto na briga pelo título, contra seu adversário direto. A diferença entre as duas equipes, que era de nove pontos, caiu para apenas três (156 a 153), o que deve estender a emoção da disputa até a última regata das oito programadas. No penúltimo dia, ainda foram registradas duas vitórias do Red Bull Sailing Team, uma do ChinaSpirit e uma do SAP Extreme Sailing Team, que proporcionou ao público aglomerado no Race Village o momento mais espetacular do sábado, na penúltima regata. 

Em uma manobra de contra-vento, a tripulação dinamarquesa foi surpreendida por uma rajada e não conseguiu evitar que um dos cascos emborcasse, o que provocou a capotagem da embarcação. O impacto da cena levou os torcedores ao delírio, principalmente após constatação de que, mesmo lançados ao mar, os tripulantes nada sofreram de mais grave. A equipe de segurança rumou imediatamente para o local. O trimmer Pete Cumming sofreu uma pequena lesão nas costelas e em menos de quatro minutos já estava em terra sendo assistido. Os demais tripulantes seguiram no trabalho de recuperação do barco, para tentar colocá-lo em condições para as regatas finais. 

Longe do susto, o comandante do Alinghi, Morgan Larson, deixou a raia com a certeza de que o time dele encontrou a receita para vencer em Florianópolis. "Fizemos um grande trabalho e o último dia deverá ser bastante divertido. Três ou quatro equipes estão na briga pela etapa e duas lutam diretamente pelo título da temporada. O domingo será de muita adrenalina. Eles (The Wave Muscat) estão na frente, mas ainda temos chance".

À véspera do momento que poderá se tornar histórico, Leigh McMilliam reconheceu que não foi o melhor dos dias para o barco líder. "Acontece com todos. Nem sempre acertamos. Temos de ser conscientes de que nada está definido. Tudo pode acontecer no último dia. Vamos partir para a decisão. É para isso que viemos". McMillan será o primeiro comandante bicampeão em sete edições do Extreme Sailing Series™, se o The Wave Muscat confirmar o favoritismo.

Ao contrário da sexta-feira, quando foram disputadas apenas três regatas para que a segurança dos velejadores não fosse comprometida por rajadas de nordeste com 35 nós (60 km/h), no penúltimo dia da competição o vento soprou com intensidade moderada, entre 12 e 18 nós, e mudou a direção para sueste. Neste domingo, o Team Brazil Mapfre volta a competir. O barco comandado por Clínio de Freitas ficou fora de combate neste sábado para reparos das avarias sofridas na sexta-feira
Domingo - 17 de novembro:

10h00-12h00 - Regatas da Copa Mais Brasil de Monotipos (classes Optimist, Laser , Snipe e Dingue)

11h00-13h00 / 16h30-17h00 - Regatas de NeilPryde Windsurf Racing Series 

14h00-16h30 - Regatas finais de ‘Extreme 40’ 

16h30-17h00 - Premiação classes monotipos 

17h00-17h30 - Premiação do Act 8 Florianópolis do Extreme Sailing Series™, apresentado por Land Rover e dos vencedores da temporada 2013.

Site:
www.extremesailingseries.com 

E-mail:
media@extremesailingseries.com

Twitter: twitter.com/extremesailingseries

Facebook: facebook.com/extremesailingseries 

YouTube: youtube.com/extremesailingseries

Instagram: instagram.com/extremesailing

Fonte: ZDL

Nenhum comentário:

Postar um comentário