terça-feira, 6 de novembro de 2012

Hoje é Dia do Amigo da Marinha!!! BRAVO ZULU!!!


A Medalha "Amigo da Marinha" (foto) foi criada em agosto de 1966, para agraciar personalidades civis, sem vínculo funcional com a Marinha do Brasil, militares de outras forças, bem como instituições que se tenham distinguido no trabalho de divulgar a mentalidade marítima, no relacionamento com a Marinha, na defesa dos interesses atinentes à Marinha e na divulgação da importância do mar para o país.

O Dia do Amigo da Marinha, data em que é imposta aos agraciados a respectiva medalha, coincide com o aniversário de nascimento do almirante-de-esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca.

Os "Amigos da Marinha" são convidados a integrar a SOAMAR - Sociedade Amigos da Marinha, devendo dela participar ativamente.

Mensagem do Comandante da Capitania dos Portos de Santa Catarina aos soamarinos filiados à SOAMAR/SC, entidade a qual tenho a imensa honra de integrar:

Prezados(as) Soamarinos(as),   

Boa tarde.   

Hoje é Dia do Amigo da Marinha.   

Assim sendo, parabenizo a todos e a todas pelo dia e permitam-me agradecer em nome da Marinha do Brasil a amizade e carinho pela nossa Instituição.   

Como dizemos na marinha, BRAVO ZULU!   

Atenciosamente,




Mensagem do comandante da Marinha do Brasil, almirante-de-esquadra Júlio Soares de Moura Neto:


MARINHA DO BRASIL 
DIRETORIA DE COMUNICAÇÕES E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DA MARINHA 
BOLETIM DE ORDENS E NOTÍCIAS
 Nº 766 DE 06 DE NOVEMBRO DE 2012 
GERAL 

COMANDANTE DA MARINHA   

Dia Nacional do Amigo da Marinha - Ao comemorarmos, em 6 de novembro, o transcurso do Dia Nacional do Amigo da Marinha, expressamos o nosso reconhecimento e prestamos as justas homenagens, exaltando todos os homens e mulheres pertencentes às SOAMAR, que se dedicam, permanentemente, à importante tarefa de contribuir para a conscientização da sociedade brasileira quanto à importância de nosso mar e nossos rios, ressaltando a responsabilidade da Marinha em protegê-los. 

Oriundas da criação, em 1972, da Associação Santista dos Amigos da Marinha (ASAM), as SOAMAR reúnem, hoje, mais de 14.000 afiliados, distribuídos por 54 associações regionais, localizadas em diversos pontos do território brasileiro, além de uma Entidade Nacional, a SOAMAR-Brasil. 

Ao longo de sua existência, as diversas SOAMAR, fruto da atuação voluntária de seus componentes, dotados de reconhecido valor moral, espírito marinheiro e interesse ímpar pelos assuntos do mar, vêm cumprindo um papel importante, ao difundir as atividades da Marinha  e desenvolver uma mentalidade marítima. 

Um País, cujas Águas Jurisdicionais, que denominamos "Amazônia Azul", somam 4,5 milhões de Km2; que possui um litoral de 8.500 Km; e que conta com 40.000 Km de hidrovias interiores, necessita, para a defesa dos seus interesses, de um Poder Naval aparelhado, adestrado e com credibilidade, que seja compatível com a estatura político-estratégica do Brasil no cenário internacional. 

Além de tudo isso, este dia tem um significado especial, por ser a data do aniversário de nascimento do Almirante-de-Esquadra Maximiano Eduardo da Silva Fonseca, ex-Ministro da Marinha e Chefe Naval estimado e respeitado, que foi escolhido Patrono das SOAMAR, justamente pelo trabalho que desenvolveu em prol da consolidaçãoe multiplicação dessas associações. 

Prezados Soamarinos e Soamarinas! Admiramos e reconhecemos o elevado espírito cívico e a dedicação com que apoiam, decisivamente, as atividades diuturnas da Marinha. Nós, marinheiros, fuzileiros navais e servidores civis apresentamos os sinceros agradecimentos, desejando-lhes um continuado sucesso. 

Muitas felicidades! 
BRAVO ZULU!

Nenhum comentário:

Postar um comentário