segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Leitor do Diário Catarinense viaja à Turquia e envia fotos sobre o transporte marítimo de passageiros de lá, lamentando sua falta aqui!




Leitor Alfredo Germano Caprio Serau, engenheiro civil e advogado em Florianópolis, mandou a seguinte carta, publicada no Diário Catarinense de hoje:

"Transporte marítimo  

"Tive a oportunidade de conhecer o transporte coletivo marítimo na Turquia nas cidades de Izmir e Istambul: são centenas de embarcações de médio porte que cruzam o Bósforo por todas as direções. O resultado é tão bom e prático que a única ponte lá existente fica ociosa a maior do parte do tempo.  Em Izmir, por exemplo, é disponibilizado à população, gratuitamente, transporte em barcos de casco duplo com capacidade para 500 pessoas sentadas ou 2 mil em pé. Em Istambul, as embarcações transportam número ainda maior, em barcos com dois andares.  E gratuitamente. Porque desta forma o poder público não gasta bilhões em túneis ou pontes. A população é transportada rapidamente e em grande escala. Imagine fazer o trajeto do Centro de Palhoça ao Ticen em 15 minutos – o que hoje leva uma hora e meia.  A população clama pela solução contra a imobilidade urbana da região metropolitana, a qual cerceia nossa capacidade de ir, vir, trabalhar. A integração marítima é exequível, barata e funcional. Afinal, o mar é de todos e as rotas são ilimitadas. É chegada a hora. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário