segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Relação institucional de SC com indústria náutica da Itália vem desde 2008, com Missão Náutica Italiana a Florianópolis

Material de divulgação da Missão Náutica Italiana ao Brasil em 2008

Em 2008, em uma promoção do ICE - Instituto Italiano para o Comércio Exterior e do SIDI - Eurosportello, agência da Câmara de Comércio de Ravena, aconteceu a Missão Náutica Italiana, de 01 a 06 de dezembro, nas cidades de São Paulo, Florianópolis e Angra dos Reis. 


A iniciativa integrou o projeto Nautic Italy, subsidiado pelo acordo ICE/Unioncamere 2007, com o objetivo de apresentar o potencial do mercado náutico brasileiro, intensificar a aproximação dos empresários dos dois países, para futuras parcerias comerciais, produtivas e tecnológicas no setor de estaleiros e distribuidores.   


Onze empresas italianas participaram desta missão e apresentaram sua tecnologia e novos produtos nas respectivas cidades.   

Segundo a UCINA - Unione Nazionale Cantieri e Industrie Nautiche ed Affini divulgou à época, o faturamento em 2007 do setor de estaleiros para a construção de barcos de esporte e lazer, foi de 3,8 bilhões de euros, sendo 87% proveniente  das indústrias italianas e 13% de importações.


O faturamento total da indústria náutica italiana, incluindo as  atividades dos setores de estaleiros, de reparos e manutenções, de marinas,  de motores e de acessórios atingia em 2007 a cifra de 6,2 bilhões de euros. Desse total , 52% foram  provenientes do mercado interno e 48% de exportações.     

Em 2008, estavam em construção no mundo 916 iates, dos quais 427 foram lançados de estaleiros italianos. Do total em construção 856 eram a motor e 60 à vela.


A programação da Missão Náutica Italiana em Florianópolis em 2008, à qual dei apoio local por solicitação da Embaixada da Itália no Brasil, foi a seguinte:

03/12 
Local: Hotel Blue Tree Towers 
Rua Bocaiúva, 2304 - Centro -Florianópolis - SC 
09:00h - Encontros Bilaterais em Rodada de Negócios, à qual acorreram diversas empresas da região
13:00h - Almoço de confraternização com os empresários brasileiros e italianos 
14:00h - Visita ao estaleiro Schaefer Yachts, que encantou os visitantes (estava programada uma visita a estaleiros na região de Itajaí, mas devido à enchente naquele ano esta agenda foi cancelada) 

04/12 Jornada dedicada a encontros bilaterais

Nenhum comentário:

Postar um comentário