segunda-feira, 8 de abril de 2013

Um fim de semana memorável na Lagoa da Conceição, em Floripa!


O amigo Bruno Negri, que segue-me no Twitter e acompanha com entusiasmo a luta pelo desenvolvimento náutico e pela melhoria na mobilidade urbana de Florianópolis, registrou a passagem minha e do Pedrão (4), pelo Canal da Barra neste domingo (07/4).

No dia anterior, em trabalho institucional pela ACIF, eu havia passado por este mesmo local ciceroneando Reinaldo Redorat, da SPU/BSB, durante sua visita técnica.

No domingo foi puro lazer! Eu e o Pedrão, como gostamos de fazer, saímos a remo da região do Pitoco, próxima ao Centrinho da Lagoa da Conceição e, em um dia espetacular de sol, quase sem vento, remamos até a praia da Barra da Lagoa, passando, óbvio, a remo pelo maravilhoso Canal da Barra.

Eu e o Pedrão (4) em um outro fim de semana iluminado...

Ainda na Lagoa antes de entrar no Canal, na Fortaleza da Barra, a maré de enchente nos brindou com forte corrente de água do mar, em tons de verde, fria na medida certa, convite irresistível a um mergulho sob o sol abrasador, ao qual assentimos com enorme prazer! O Pedrão exultava!

A próxima parada, após atravessarmos todo o Canal, foi na praia da Barra da Lagoa, não sem antes dar uma remada pela orla e surfar algumas pequenas ondas (o mar estava praticamente "flat") para delírio do Pedrão que nunca havia tido esta experiência. Dava gosto de ver ele contando esta parte em casa depois...

Retornando a remo ao Canal após uns mergulhos na praia, descobrimos uma pequena piscina natural na margem a bombordo de quem entra, um círculo de pedras com cerda de 4 metros de diâmetro e fundo firme de areia branquinha. Cheia de peixinhos coloridos! Novo mergulho.

Tudo encantava ao Pedrão: a água do mar em si, os peixinhos, as muitas aves, o movimento náutico de lanchas, jets, baleeiras, pequenas escunas, barcos á vela, SUPs, outros caiaques e detalhes variados que só a atenção infantil consegue captar...

A parada para almoço foi no Canal mesmo, no restaurante Recantinho, do amigo Anísio. Amarramos o caiaque a um frágil trapiche existente e desfrutamos de deliciosos filés de peixe espada à milanesa, acompanhados de arroz, molho de camarão, pirão de caldo de peixe e fritas. O Pedrão repetiu o prato!

De volta ao caiaque, forte remada de volta. No total, umas 3 horas de revigorante e lúdico exercício ao ar livre. E o melhor: na companhia de um dos meus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário