sábado, 13 de abril de 2013

Prefeito de Florianópolis busca investidores privados para dois megaprojetos italianos de marinas em áreas públicas!

Presente à prestação de contas dos primeiros 100 dias de mandato de Cesar Souza Jr. à frente da prefeitura de Florianópolis, questionei-lhe a respeito da sua estratégia para fomentar a atividade econômica da cidade, atraindo investimentos privados, uma vez que este tópico não havia sido por ele abordado: para promover a geração de receitas, falou apenas em apertar a cobrança da dívida ativa e em buscar recursos estaduais e federais.

Exemplifiquei a luta do governador Raimundo Colombo e do secretário estadual do desenvolvimento econômico sustentável, Paulo Bornhausen, os quais, ostensivamente e com êxito, advogaram a vinda da fábrica da BMW para Santa Catarina, realizando mais de 60 missões a Brasília (DF) e ao exterior no intuito de remover empecilhos burocráticos federais, abrindo caminhos, e de manter contatos com os investidores privados alemães. Sem dúvida um forte contraste diante da postura sabidamente refratária do prefeito de Florianópolis diante do notável investimento da empresa Hantei no Parque Hotel Marina Ponta do Coral, cujo alvará municipal, apesar dos estudos de fôlego realizados por equipe multidisciplinar formada por mais de 60 profissionais de altíssimo gabarito, foi cassado sob uma chuva de protestos daqueles que reconhecem neste projeto enorme interesse público.

Parque Hotel Marina Ponta do Coral

Mencionei, ademais, que em diversas partes do mundo - como venho relatando aqui no blog - o turismo náutico é fomentado pelas administrações municipais também através chamadas públicas de manifestação de interesse privado em marinas públicas e terminais de cruzeiros. São as PPPs através de PMIs, em que os projetos são bancados pelos potenciais investidores.

O prefeito respondeu-me que, de fato, planeja este caminho, reiterando o que já me havia dito em reunião que teve com o trade turístico da cidade logo após eleito.

Pois bem! Segundo release a ACATMAR apresentou - e o prefeito aprovou imediatamente, enviando ao Ministério do Turismo antes mesmo de qualquer pedido de alvará ou de estudos ambientais, de impacto de vizinhança ou de tráfego, já falando em "buscar parceiros na iniciativa privada" - dois megaprojetos ainda incipientes, conceituais, de marinas públicas para as baías Norte e Sul da Ilha de Santa Catarina, incluindo ampla ocupação imobiliária de terrenos de marinha e de águas públicas da União pela iniciativa privada, dragagem e extensas áreas comerciais - o que leva a crer que Cesar Souza Jr já não considera mais "megalomaníacas" idéias assim, como afirmou reiteradamente durante a campanha eleitoral. Excelentes notícias, pois já há case de sucesso em Itajaí!

Certamente isto indica que, além do Parque Hotel Marina Ponta do Coral - agora certamente contando com apoio irrestrito do prefeito, dado o interesse público que passou a ver em iniciativas assim -, em breve a Ilha de Santa Catarina será brindada, também, com estes dois gigantescos projetos náuticos, à altura de similares nos EUA e na Europa, porém com capital estrangeiro ao invés de investidores locais, dada a fina sintonia da ACATMAR com a indústria náutica italiana (que generosamente tem pago viagens do presidente da entidade à Itália), afiliando cada vez mais estaleiros italianos e o fato de projetos serem assinados por profissional italiano (foto abaixo) recém filiado, envolvido também em projeto de marina apresentado pela ACATMAR para Imbituba, reduto eleitoral do secretário Beto Martins. Agora é só aguardar o devido procedimento licitatório de Proposta de Manifestação de Interesse, que abrirá o caminho para a Parceria Público Privada nestes transformacionais projetos em Florianópolis e Imbituba!

Imagem de videoconferência entre a ACATMAR e "lobistas italianos" (no bom sentido) de olho no mercado brasileiro.


Projeto da ACATMAR aprovado pelo prefeito para o aterro da Baía Sul. Conceito idêntico ao apresentado em 2007  por investidores portugueses.

Projeto da ACATMAR aprovado pelo prefeito para o aterro da Baía Norte, surpreendentemente parecido com o do projeto da Hantei na Ponta do Coral...

Consta do aludido release, adicionalmente, a boa nova de que a ACATMAR, às suas expensas, adotará todos os próprios públicos constituídos de decks e trapiches, reformando-os e entregando-os ao uso público, o que explica tais equipamentos de apoio náutico terem sido incluídos, em projeto de lei encaminhado à Câmara Municipal, entre os bens municipais adotáveis a exemplo de praças públicas. Certamente o uso será público, franco e gratuito pois, do contrário, teria que haver procedimento licitatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário