quarta-feira, 8 de julho de 2009

Gripe A: alarde é mesmo necessário?

Fonte do Gráfico:
Ministério da Saúde, 08/07/2009

Segundo a medicina não há razão para tanto alarde em torno da gripe Influenza A (H1N1) – que, entre outros equívocos, já foi indevidamente chamada de “suína”, mesmo não sendo transmitida pelo consumo de carne de porco, ou de “mexicana”, apesar de ninguém ter certeza de onde veio. Dois meses após o surgimento os médicos chegaram à conclusão de que esta gripe tem a mesma baixa gravidade do que outras sazonais - porém, espalhar-se com maior velocidade.

Segundo dados do Ministério da Saúde (MS) 99,6% dos casos confirmados apresentam quadro leve a moderado e apenas 0,4% quadro grave. Afima o MS que a grande maioria das pessoas que estão contraindo esse vírus desenvolvem sintomas brandos e recuperam-se sem a necessidade de medicamentos - o que é confirmado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os raros casos graves, inferiores aos das demais gripes sazonais, têm ocorrido apenas em pacientes com pouca ou nenhuma imunidade a doenças em geral ou vivendo sob baixas condições sanitárias.

Quando questionada se é seguro viajar com a gripe ocorrendo em várias partes do mundo, a OMS responde que sim. Baseia-se, para tanto, em modelos matemáticos que apontam que a restrição de viagens não evitaria a propagação do vírus. Deixar de viajar só vai causar mais prejuízos à indústria turística e à economia, já tão abalados por acontecimentos recentes. Porém a OMS não recomenda viagens para países em que a nova gripe instalou-se como uma epidemia.

Mas não é o caso de ficarmos em casa nas férias. O Estado de Santa Catarina em todas as suas regiões tem centenas de atrações turísticas que encantam todas as faixas etárias. Está aí uma excelente oportunidade para conhecermos melhor nossa terra e dinamizarmos o Turismo interno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário