quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Açores apresenta Plano de Promoção das Marinas e Portos de Cruzeiros

Foto: Fernanda Costa

A intenção do referido plano é procurar maximizar a procura dos Açores por iatistas e operadores de viagens de cruzeiro, quer através de campanhas publicitárias com recurso a brochuras, páginas na Internet e outros recursos, quer pela presença açoriana em salões náuticos e feiras no estrangeiro.

Espera-se que, com essas acções, possa aumentar o número de iates e de navios de cruzeiro que demandam as marinas e portos regionais, bem como o tempo médio de permanência de uns e outros.

O plano apresentado é, para o presidente do Governo dos Açores, consequência de aposta que levou o executivo a investir mais de 150 milhões de euros na construção de infra-estruturas de apoio ao recreio náutico e ao turismo de cruzeiros.

Recordou, a propósito, a reintrodução do transporte marítimo de passageiros, que este ano, transportará o maior número de passageiros de sempre, trazendo importantes ajudas a muitas economias locais em diferentes ilhas e servindo muitos milhares de pessoas.

Ao apresentar este Plano na ilha de Santa Maria, prosseguiu, “o Governo está a dar um sinal de atenção ao investimento em infra-estruturas marítimas e marítimo-turísticas como um dos pilares da estratégia de dinamização nas chamadas “ilhas da coesão”, as quais já desfrutam, hoje, aliás, de um largo dispositivo de apoios majorados e especializados em múltiplos aspectos das políticas públicas.”

Aludindo a muitos e importantes empreendimentos ligados ao mar – já concretizados, como as Portas do Mar, por exemplo, ou projectados, como são os casos da requalificação e reordenamento da Frente Marítima da Cidade da Horta e do Terminal de Cruzeiros no Porto de Pipas – Carlos César vincou a ideia de que os Açores querem tirar o máximo proveito da sua relação com o mar e que têm grandes potencialidades na área do turismo de cruzeiros.

Em 2008, os portos portugueses registaram um total de 741 escalas de navios de cruzeiro, o que corresponde a um crescimento de 11% face a 2007, sendo que os portos dos Açores ocuparam o 3.º lugar, com 83 escalas e uma quota de mercado de 11%.

Para o presidente do Governo, os efeitos multiplicadores dessas escalas, bem como da actividade das marinas, são criadores de postos de trabalho e fomentadores de dinâmicas empresariais locais nas várias ilhas.

Assegurando que é preciso potenciar ainda mais a atractividade marítima açoriana, o presidente do Governo concluiu dizendo que “é essa ambição estruturada que justifica e informa o Plano de Promoção das Marinas e Portos de Cruzeiro dos Açores.”

Fonte: Canal de Notícias
http://www.acores.net/noticias/view-35720.html

Assista aqui a um belo vídeo sobre o assunto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário