segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Em 2008/2009 turistas dos navios deixaram R$170 milhões em Santos. 'Cresceremos ainda mais este ano', diz secretária de turismo.



Durante o encontro de representantes da Associação Brasileira de Empresas Marítimas (Abremar) e os CEOs das armadoras internacionais, ocorrido na última sexta-feira (7) em São Paulo, o que mais se falou foi das deficiências dos portos brasileiros e da necessidade de melhoria de nosso receptivo. No entanto, a secretária de turismo de Santos, Wânia Seixas estava muito satisfeita com os números deixados pelos turistas desembarcados em sua cidade na última temporada. Para se ter uma dimensão do negócio de cruzeiros em Santos, só na temporada 2008/2009 o dinheiro circulante deixado pelos turistas dos navios foi de R$ 170 milhões, segundo a Concais, empresa que administra o Terminal de Passageiros ‘Giusfredo Santini’ na cidade portuária.

“Recebemos 757 mil pessoas nessa última temporada, o que representou 30% a mais que o número de turistas da temporada 2007/2008”, afirmou ao Diário do Turismo Wânia Seixas. Wânia lembrou ao DT que os dividendos advindos dos cruzeiros tem sido também indiretos. “Estamos, nos últimos anos, formando um pessoal extremamente dedicado. Estudaram inglês, regras de hospitalidade, ampliaram sua cultura. Hoje exportamos profissionais, nascidos ou moradores de Santos, que se empregaram nesses cruzeiros e seguem carreira”, disse Wânia.

Não é mais nenhum segredo que os cruzeiros transformam a economia de uma cidade, principalmente se ela tiver estrutura portuária, receptivo treinado e atrativos turísticos. “Este é o caso de Santos”, afirmou Wânia.
“Iremos na próxima temporada, que se inicia em outubro, continuar com o nosso Programa ‘Santos Todos a Bordo’, que consiste em recepcionar os passageiros dos cruzeiros marítimos e mostrar, por meio de quatro rotas turísticas e com as explicações de monitores de turismo, as atrações da cidade, visando estimular a vinda desses turistas posteriormente”, adianta a secretária.

A temporada 2009/2010, que tem início marcado para o dia 23 de outubro, tem a previsão de atender mais de 800 mil passageiros, com a expectativa de atracação de 12 navios, que realizarão 215 escalas só em Santos. "Cresceremos ainda mais este ano, oferecendo um receptivo competente e uma cidade com inúmeros atrativos", disse.
Fonte: Diário do Turismo

Um comentário:

  1. É caso para dizer que o Poro esta a crescer de "vento em popa" e é bom, pois assim os Portos têm muito mais desenvolvimento e o número de passageiros, esse não para de aumentar. Parabém, o seu blog esta exelente, e desde já, agradeço por ter seguido o meu blog cruzeirosjorge.blogspot.com.

    ResponderExcluir