terça-feira, 4 de junho de 2013

Candidatura de Florianópolis para sediar a feira de cruzeiros Seatrade Latin America 2014!

Clique na imagem e confira o excelente vídeo promocional da Seatrade Latin America deste ano!
Terminal de Cruzeiros de Valparaíso, Chile

Sobre o evento de 2013, conquistado por Valparaíso, no Chile, o presidente da Corporação Portuária do Cone Sul, Sebastian Montero, destacou a relevância desta feira para a indústria. "Recebemos positivamente a notícia, já que estamos em um bom cenário - em todo o país - para sediar esta grande feira de cruzeiros. Isto respalda o bom trabalho realizado no sentido de reduzir as taxas portuárias, de permitir o uso de casinos a bordo, entre outras realizações. Nós todos fizemos algum esforço, de forma que estamos de braços abertos a esta iniciativa que nos dará uma excelente vitrine no continente".

Continue lendo (espanhol) em Notícias de Cruceros aqui e aqui!

A candidatura de Florianópolis para a edição 2014 da Seatrade Latin America, que teve forte repercussão durante a Seatrade Miami 2013 realizada esta semana, já havia sido divulgada em âmbito nacional por Portogente meio ano atrás.

Para que a capital catarinense tenha êxito, intensa negociação vem ocorrendo desde 2012 entre o autor do blog (na qualidade de idealizador da candidatura como  diretor de turismo da ACIF), o Florianópolis Convention & Visitors Bureau (como facilitador) e a organização do evento: o "bidding book", documento que oficializa a candidatura, foi enviado pelo nosso Convention à Londres (Inglaterra), sede da Seatrade, já no ano passado, em setembro.

Ao que tudo indica, nossa candidatura finalmente despertou o interesse também da Secretaria Estadual de Turismo e dos demais destinos catarinenses de cruzeiros. De fato, na próxima semana, ao menos estes últimos passarão a enviar cartas de apoio à candidatura de Florianópolis, a começar por Porto Belo.

Até o presente momento, há apenas perspectiva de reunião com a secretária Maria Cláudia, nova titular da SETUR -, não obstante termos conquistado o apoio informal do Secretário Nacional de Políticas de Turismo, Vinícius Lummertz e do presidente da EMBRATUR, Flávio Dino, que manifestou-se abertamente neste sentido via Twitter.



ATUALIZAÇÃO EM 15/03/2013:

Hoje tive reunião no Florianópolis Convention & Visitors Bureau. Logo após enviamos nova mensagem a Londres sobre a candidatura à Seatrade, questionando quais as condições objetivas de participação. Logo mais. reunião conjunta a respeito com a titular da SETUR da capital, Maria Cláudia Evangelista.

Nota da colunista Estela Benetti hoje no Diário Catarinense, certamente brifada de forma equivocada por algum release governamental incompleto, omite o trabalho até aqui realizado e atribui indevidamente a terceiros a iniciativa da candidatura de Florianópolis que, em uma versão infundada, se teria dado durante a Seatrade Miami nesta última semana. Veja-se:



Na verdade o Governo do Estado, seja pela SANTUR seja pela SOL, sequer formalizou apoio ao pleito da capital - o que está fazendo muita falta - e muito menos sinalizou com verbas (mesmo sabendo dele há mais de meio ano, até por ser, como visto, fato de conhecimento público).

Ao menos o release enviado à colunista indica que a SANTUR parece ter despertado para a importância de Florianópolis receber o evento.

ATUALIZAÇÃO EM 16/03/2013:

Na campanha para Floripa receber a Seatrade Latin America 2014, ontem estive no Florianópolis Convention & Visitors Bureau, na SETUR da capital conversando com a secretária Maria Cláudia Evangelista e no gabinete da deputada estadual Angela Albino, muito ligada ao presidente da Embratur, Flavio Dino. Vereador Edmilson Pereira ED , presidente da comissão de turismo e assuntos internacionais da Câmara Municipal, como os demais, também empenhou apoio à Seatrade Latin America 2014 em Floripa: disse inclusive que falará com o secretário/deputado federal Paulo Bornhausen, para também entrar na campanha!

ATUALIZAÇÃO EM 18/03/2013:

Deputada estadual Ângela Albino agendou reunião comigo em seu gabinete para dar continuidade ao assunto. Amanhã, 19/03, 11h.

A organizadora do evento, Seatrade Communications Ltd, sediada em Londres, enviou-nos hoje a proposta encaminhada ao Ministério do Turismo e à Embratur sobre o Brasil sediar a 4 ª Seatrade Cruise Convention América Latina em 2014. Deixou claro que, além de Florianópolis, estão também conversando com Salvador, Rio e São Paulo.

Próximo passo é definir em reuniões se e como a SETUR da capital e a Secretaria de Estado do Turismo apoiarão a campanha de Florianópolis!

ATUALIZAÇÃO EM 21/03/2013:

Deputada estadual Ângela Albino, em um de seus perfis no Facebook, registrou reunião que tivemos esta semana e comemorou nota a respeito na coluna da jornalista Estela Benetti no Diário Catarinense (publicada também no blog da colunista):


 

Impressiona o fato de que, além da deputada, seus assessores Flávio e Líbero abraçaram a causa de Florianópolis, aprofundando-se na temática e buscando conhecimentos para aprimorar o trabalho da parlamentar nesta seara. Teremos boas novas em breve!

ATUALIZAÇÃO EM 22/03/2013:

A candidatura de Florianópolis para sediar a Seatrade Latin América 2014, foi pauta da reunião mensal do Grupo Gestor do Turismo do município, realizada na SETUR e presidida pela secretária Maria Cláudia Evangelista, a qual manifestou compreender a importância do evento e comprometeu-se a tratar do assunto o mais breve possível com o prefeito Cesar Souza Júnior. Notícia excelente, dado o reduzido tempo de articulação que ainda nos resta.

Boa notícia enquanto se desenrolava a reunião do GG: Beto Martins, secretário estadual do Turismo, enviou-me mensagem empenhando o apoio da pasta à candidatura, estando "à disposição para tratar formalmente do assunto com demais intervenientes".

ATUALIZAÇÃO EM 25/03/2013:

Vale conferir o vídeo de divulgação da Seatrade Miami! Clique e assista:


ATUALIZAÇÃO EM 26/03/2013:


 Moção de Apoio aprovada hoje pela Assembléia Legislativa de Santa Catarina!




ATUALIZAÇÃO EM 02/04/2013:

Em reunião realizada na Secretaria Estadual de Turismo, Cultura e Esporte na manhã de hoje, o GT Náutico de SC, por unanimidade, manifestou apoio à candidatura de Florianópolis para sediar a Seatrade Latin América. Na oportunidade, a cidade de Porto Belo, por sua Fundação Municipal de Turismo, entregou ao Florianópolis Convention & Visitors Bureau e à ACIF ofício apoiando a candidatura. Itajaí e Joinville comprometeram-se a fazer o mesmo.

À tarde em reunião na SETUR, a secretária Maria Cláudia Evangelista informou que aguarda pedido formal da ACIF para que o prefeito manifeste se e como a PMF irá apoiar a candidatura e a realização do evento.

À noite, a Diretoria Executiva da ACIF, por determinação do seu presidente, Doreni Caramori Jr., formou comissão especial para definir, até o dia 09/04, em que medida se dará o apoio da entidade e o teor do ofício pedindo apoio da PMF à candidatura.

O que preocupa, é que destinos concorrentes teriam superado rapidamente estas etapas e já estariam fazendo forte pressão institucional para levar o evento.

ATUALIZAÇÃO EM 13/04/2013:

Nesta semana a ACIF enviou ofício ao prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Jr., manifestando apoio à candidatura da cidade à Seatrade Latin América 2014. Em resposta, a secretária de turismo do município, titular da SETUR, Maria Cláudia Evangelista, agendou reunião com o presidente da ACIF, Doreni Caramori Jr., para a próxima terça-feira.

Um dia antes do ofício da ACIF à Prefeitura, a Câmara Municipal de Florianópolis aprovou Moção 10/2013:

Proposição
MOÇÃO
NúmeroMOC/00010/2013
ProponenteLegislativo
AutorEDMILSON CARLOS PEREIRA JUNIOR
DataEntrada01/04/2013
EmentaMOÇÃO DE APLAUSO À MOÇÃO MOC/0018.3/2013- ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SANTA CATARINA- ALESC, DE AUTORIA DA DEPUTADA ANGELA ALBINO, APOIANDO A CANDIDATURA DE FLORIANÓPOLIS PARA SEDIAR A FEIRA INTERNACIONAL DE CRUZEIROS SEATRADE LATIN AMERICA, EDIÇÃO 2014.

DataDepartamentoAção
01/04/2013 Gerência de Taquigrafia Aprovado 
Outra notícia muito importante foi a de que Beto Martins, secretário estadual do Turismo, autorizou a SANTUR, empresa estatal catarinense de promoção externa do segmento, a adquirir dois estandes na Seatrade Latin America 2013, que, como visto, ocorrerá em Valparaíso, no Chile, ensejando a divulgação internacional dos destinos de cruzeiros em nosso litoral e posição privilegiada à luta de Florianópolis para receber este transformacional evento, posto que, por ora, está definido apenas que o Brasil será o país sede em 2014, ocorrendo a escolha da cidade em data ainda a ser definida.

ATUALIZAÇÃO EM 06/05/2013

O prefeito de Florianópolis respondeu ao ofício da ACIF manifestando apoio à candidatura da cidade e, na última reunião do Conselho Municipal do Turismo, a SETUR ficou de decidir, após consultar o colegiado, se irá ao evento no Chile ou não. Além de lutar para receber o evento em 2014, faz sentido nossa SETUR ir à edição deste ano para captar escalas de cruzeiros para as temporadas futuras, mostrando as melhorias em infraestrutura para receber cruzeiros que pretende implantar.


Hoje, em conversa com a SEATRADE, ficou claro para mim que a frente institucional de batalha pela candidatura da edição de 2014 será mesmo no Chile. Seria um desperdício de oportunidade Florianópolis não se fazer oficialmente presente, quanto mais após o prefeito manifestar apoio da municipalidade á candidatura!

ATUALIZAÇÃO EM 14/05/2013:


NOTA PESSOAL: Considero o anúncio oficial pela Embratur da candidatura de Florianópolis à Seatrade Latin América 2014 - repercutido pelo seu presidente, Flávio Dino, via Twitter - fruto de grande esforço de articulação junto a entidades do trade e autoridades públicas, já uma importante conquista, pois isto imediatamente coloca a capital catarinense no foco da indústria mundial de cruzeiros marítimos. Vencer esta disputa depende agora de dois fatores fundamentais: firme vontade política do prefeito de Florianópolis e do governador de Santa Catarina de reinserir a cidade nas rotas dos navios de passageiros e união do trade turístico local em torno da campanha. Temos alguns argumentos fortes a nosso favor: 

- temos plenas condições técnicas de realizar este evento, já tendo realizado o encontro anual do WTCC;
- Florianópolis é a capital de um estado em franca ascensão no mercado de cruzeiros marítimos, com três destinos já recebendo bom número de escalas (São Francisco do Sul, Itajaí e Porto Belo), havendo dois reentrantes (a própria capital e Imbituba);
- não receberemos jogos da Copa em 2014;
- a reinserção da capital na rota dos cruzeiros marítimos, com benefícios para toda a Região Sul, captando investidores e escalas, seria um legado a ser deixado pela realização do evento aqui;
- temos posição estratégica na Roda do Cone Sul, entre Rio e Valparaíso (Chile).

ATUALIZAÇÃO EM 15/05/2013:

Ontem começou a Setrade Latin América 2013, em Valparaíso, no Chile. Dá gosto ouvir o prefeito local falando da importância do evento e dos cruzeiros para a cidade, que é uma capital turística como Florianópolis!



Continue lendo em Notícias de Cruceros!

ATUALIZAÇÃO EM 04/06/2013:

Conforme a gentil correspondência que copio abaixo, por falta de um terminal de cruzeiros Florianópolis está fora da disputa para sediar a edição 2014 do evento, mas o diálogo continua e seguimos no esforço de estruturação com vistas às edições de 2015 ou 2016.

Agradeço imensamente a todos que colaboraram até aqui.

O movimento continua!


Nenhum comentário:

Postar um comentário