Nenhum dos dois planos de governo demonstra ter conhecimento aprofundado das demandas do setor náutico e das medidas necessárias para fomentar o seu desenvolvimento. Menos mal que ao menos a temática tenha sido lembrada, mesmo que superficialmente.
Candidato Cesar Souza Junior
Plano de GovernoCenário por uma Florianópolis mais Humana,
Inclusiva e Sustentável: (...)
5. Em uma “Cidade Mais Humana” o desenvolvimento econômico sustentável deve visar a valorização das seguintes atividades:
(i) qualificação do turismo com a construção ou consolidação de importantes equipamentos, que além de fortalecer a imagem turística também podem fornecer importantes espaços para o lazer, para a cultura, e para o exercício físico (como, por exemplo..., Marina na Baía Sul) (...);
(iii) maiores esforços para a abertura da cidade para o mar, tanto com a promoção de eventos náuticos como pela criação de novos espaços para embarcações, que não comprometam o meio ambiente ou as populações que vivem da pesca ou da maricultura; (...)
9. Em uma “Cidade Mais Humana” a mobilidade urbana deve melhorar e não somente obras para melhorar o escoamento de veículos: Requer uma ação integrada entre essas obras, com a melhoria da gestão do fluxo dos veículos e a melhoria da oferta de transporte público. (...)
adoção do sistema de transporte marítimo, aproveitando o potencial das baías norte e sul – atenderá os moradores da região norte, sul e do continente. (...)
11. Em uma “Cidade Mais Humana” a prática de esporte e lazer devem ser valorizadas:
(...) estimular o desenvolvimento de esportes náuticos (...)
Candidato Gean Marques Loureiro
Plano de Governo
4. PROPOSTAS SETORIAIS (...)
4.3. TRABALHO E RENDA
Ao romper a marca dos 400 mil habitantes, resultado de crescimento demográfico de 17,5% acumulado desde 2000, contra 13% da média estadual, a capital catarinense depara-se com um cenário sócio-econômico de necessidades a serem atendidas. (...)
• executar o projeto de incentivo e revitalização da pesca artesanal e maricultura, com a construção de ranchos padronizados, trapiches e recuperação das áreas antes ocupadas; (...)
4.5. MOBILIDADE URBANA
A questão da Mobilidade Urbana, com peso significativo na qualidade de vida das pessoas, tem ampliado sua importância na medida em que aumentam as dificuldades para os deslocamentos dos indivíduos dentro da cidade. O projeto de atuação da Prefeitura nesta área é denominado “Cidade com Mobilidade”. (...)
Nos últimos oito anos foram registradas importantes ações na área da Mobilidade Urbana, entre as quais destacamos: (...)
reforma em 10 trapiches do transporte marítimo na orla da Lagoa da Conceição e da Costa da Lagoa; (...)
No período de 2013 a 2016, além de dar continuidade e ampliar os programas e projetos de sucesso em andamento, propõe-se a realização de diversas outras ações para garantir uma Mobilidade Urbana de qualidade, em todos os níveis e modalidades de transportes, para todas as crianças e jovens florianopolitanos. Entre estas ações, destacam-se: (...)
• desenvolver o transporte marítimo integrado aos demais municípios e modais de transportes existentes;
4.7. TURISMO
O modelo de desenvolvimento de Florianópolis, baseado em atividades não poluentes e de alto valor agregado, encontra na atividade turística uma de suas prioridades naturais. (...)
No período de 2013 a 2016 será dada continuidade as ações de desenvolvimento da atividade turística em andamento, além da implantação de novas ações, como as abaixo relacionadas: (...)
• viabilizar as condições necessárias à construção de marinas e atracadouros na Ilha e região;
• criar condições para escala de navios de cruzeiro em Florianópolis;
Nenhum comentário:
Postar um comentário