sábado, 5 de janeiro de 2013

Ilhabela como escala de cruzeiros na espirituosa visão de um turista-jornalista argentino, o amigo Ricardo Marengo!!!


O Costa Fortuna deslizou silenciosamente em um mar de estrelas desde o Rio de Janeiro, de onde ainda se ouvia a música do Reveillon, até Ilhabela.  

Felizmente, o navio chegou ao meio-dia à ilha, uma vez que muitos clientes ainda não tinham conseguido se recuperar do efeito da bebedeira que acompanhou a celebração do início do ano (para não dizer que alguns acordaram em uma espreguiçadeira no convés com um garrafa de Chandon, francês, ainda na mão).

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NOTA PESSOAL: Como bem observou nosso amigo periodista, "atualmente 85% da ilha é formado pelo Parque Nacional Ilhabela. Seu maior desenvolvimento se dá sobre a costa oeste, a economia da ilha está baseada no turismo. Tem aproximadamente 35 quilômetros de magníficas praias, uma costa de floresta úmida atlântica e isto a converteu em una reserva da biodiversidade da UNESCO". Pois bem! Com todo este patrimônio natural, e justamente em razão dele, Ilhabela tem uma das maiores frotas náuticas de esporte e recreio do Brasil e recebe cruzeiros às centenas todas as temporadas. Mas na mal administrada APA de Anhatomirim, na Grande Florianópolis, o ICMBio/SC quer impedir o desenvolvimento do turismo náutico!!!

2 comentários:

  1. Parece haver um conflito aqui, muito semelhante a situação no arquipélago de Fernando de Noronha,que óbvio não recebeu o título da UNESCO,mas que para visitações e uso comercial de locais de estadia e pequenos comércios, recebe atenção especial do Governo de Pernambuco e da Marinha Brasileira,com fiscalizações e controle de tráfego de visitas para evitar qualquer degradação ambiental. Talvez fosse isso a se fazer para com essa situação.

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  2. Nunca entendi como, num dos litorais mais lindos do mundo, a estrutura náutica é tão precária. Nada pode ser feito legalmente em nome de uma preservação que só existe no papel.

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