quinta-feira, 14 de março de 2013

Esgoto transbordando, escorrendo direto para dentro da rede pluvial e, através desta, para a Lagoa da Conceição!

O Programa ReÓleo da ACIF acabou de colocar Florianópolis, com forte apoio comunitário e da mídia, no Guiness Book, por haver batido recorde de recolhimento de óleo de cozinha e a cerimônia comemorativa ao feito foi realizada justamente na Lagoa da Conceição! Fato que mereceu até os cumprimentos da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina:


Pois bem! Hoje (14/03), voltando do TILAG pela Rua José Henrique Veras, vi um bueiro transbordando, com o esgoto - fedor horrível! - escorrendo direto para a rede pluvial (como o nome indica, existente para receber apenas água da chuva) que deságua na Lagoa da Conceição através de um bueiro próximo ao Pitoco, área de lazer da comunidade.

Logo pensei entrar em contato com a CASAN para vir resolver este grave problema ambiental. 

Felizmente alguém tinha feito isto antes e poucos passos adiante uma equipe já estava trabalhando na causa do problema: "entupimento causado por gordura no sistema", disse o encarregado, leia-se ÓLEO DE COZINHA DESCARTADO INDEVIDAMENTE.


Ao invés de se ficar desperdiçando dinheiro com firulas "green-wash" sem consequência ambiental prática, é preciso robusto investimento público e privado no Programa ReÓleo, para que seja ampliado, aprofundado, capilarizado, até que nem uma única gota de óleo de cozinha seja descartada indevidamente em Florianópolis.

Que tal a própria CASAN investir pesado no educativo Programa ReÓleo? Deve sair mais barato do que ter que ficar correndo para limpar o sistema, trocar bombas de recalque danificadas, pagar pesadas multas ambientais...

Outro avanço, para estimular o descarte correto, seria a Prefeitura, em parceria com o ReÓleo, ter uma usina de produção de biodiesel a partir do óleo de cozinha, para ser misturado ao combustível do transporte público, com a população recebendo crédito no cartão do ônibus em contrapartida de cada litro nos terminais de integração, que passariam a ser pontos estratégicos de coleta...

Tudo isto, claro, apoiado por eficiente campanha educacional, tarefa que o Programa ReÓleo vem realizando, com escassos meios, de forma até emocionante, mas que precisa ser ampla e urgentemente apoiada com mais recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário