A pesquisa teve por objetivo conhecer o perfil dos turistas em trânsito na cidade de Itajaí que embarcaram ou desembacaram, no Píer Guilherme Asseburg, em Itajaí, entre os dias 19 de dezembro de 2012 e 18 de fevereiro de 2013, e, também, identificar ações capazes de alavancar medidas de incremento ao turismo local.
Foram entrevistadas 546 pessoas com idade superior a 18 anos.
A renda média mensal das famílias dos cruzeiristas que desembarcaram em Itajaí está distribuída, principalmente, entre a faixa de renda média que vai de R$ 3.764 a R$ 6.109, com 44,9%.
Os turistas são, em geral, brasileiros (90,1%), oriundos dos estados de São Paulo (52,4%), Minas Gerais (9,9%) e Rio de Janeiro (7,7%). Os argentinos representam 9%, na maioria proveniente da província de Buenos Aires (5,5%).
O turismo de cruzeiros que aporta em Itajaí se caracteriza por um evento familiar: 43,2% dos cruzeiristas viajam em grupos familiares: 32,2% acompanhados de cônjuge e filhos e 11% acompanhados de outros parentes; e viajam com cinco pessoas na média.
Os turistas que visitaram Blumenau foram os que realizaram os maiores gastos, R$ 470,00 no geral, sendo que a compra de presentes e souvenires foi o mais representativo (R$ 321,93). Os visitantes do Beto Carreiro World despenderam, em média, R$ 306,67, e os de Balneário Camboriú, R$ 259,05.
Foram entrevistadas 546 pessoas com idade superior a 18 anos.
A renda média mensal das famílias dos cruzeiristas que desembarcaram em Itajaí está distribuída, principalmente, entre a faixa de renda média que vai de R$ 3.764 a R$ 6.109, com 44,9%.
Os turistas são, em geral, brasileiros (90,1%), oriundos dos estados de São Paulo (52,4%), Minas Gerais (9,9%) e Rio de Janeiro (7,7%). Os argentinos representam 9%, na maioria proveniente da província de Buenos Aires (5,5%).
O turismo de cruzeiros que aporta em Itajaí se caracteriza por um evento familiar: 43,2% dos cruzeiristas viajam em grupos familiares: 32,2% acompanhados de cônjuge e filhos e 11% acompanhados de outros parentes; e viajam com cinco pessoas na média.
Os turistas que visitaram Blumenau foram os que realizaram os maiores gastos, R$ 470,00 no geral, sendo que a compra de presentes e souvenires foi o mais representativo (R$ 321,93). Os visitantes do Beto Carreiro World despenderam, em média, R$ 306,67, e os de Balneário Camboriú, R$ 259,05.
O consumo dos turistas que permaneceram em Itajaí foi de R$ 183,50 em média, sendo mais significativo o gasto com presentes e souvenires, R$ 141,01.
Acesse a íntegra da pesquisa em Fecomércio-SC!
NOTA PESSOAL: Seria interessante ter perguntado se os passageiros que desembarcaram lá gostariam que Florianópolis tivesse um terminal de cruzeiros! De outro lado, senti falta de a pesquisa abordar os turistas que iniciaram seus cruzeiros em Itajaí, inquirindo-os especialmente acerca do meio de locomoção e de gastos com hospedagem e outras despesas na cidade e região antes ou depois do roteiro marítimo, o chamado pré e pos cruise.
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