domingo, 24 de março de 2013

"PORTO MARAVILHA", "PORTO DO VALONGO"... Que tal a "MARINA PÚBLICA RITA MARIA", em Florianópolis?!!


Parque náutico Walter Lange, em Florianópolis, SC


Estudos provam que o transporte marítimo em Florianópolis é economicamente viável sim, notadamente se integrado aos demais municípios banhados pelas baías Norte e Sul.

Agora, mesmo que não fosse economicamente viável, o que não é verdade, então obrigatoriamente deveria ser subsidiado, considerados os benefícios à mobilidade urbana, ao meio ambiente e o resgate histórico da nossa mentalidade marítima agonizante. E não faltaria dinheiro para o subsídio: viria da economia milionária nos gastos com a manutenção da infraestrutura do modal rodoviário, significativamente poupado pelo menor fluxo de veículos, e dos investimentos em novas rodovias, túneis, pontes e elevados, cuja real necessidade teria que ser repensada...

A título de exemplo, conta-se que venceu a licitação do metrô de Buenos Aires, na Argentina, a empresa que demandou menos subídios...

O "Parque Náutico Walter Lange", onde estão os clubes de remo e que anualmente sedia o "Ricaldinho", seria o melhor lugar para sediar o futuro terminal central do transporte marítimo da Grande Florianópolis, dentro de um projeto redentor que poderia ser chamado "Marina Pública Rita Maria", conjugando terminal para o transporte marítimo urbano e vagas molhadas para embarcações de esporte e recreio...

RIO:

As obras que prometem mudar a cara da Zona Portuária do Rio, tirando da paisagem parte do Elevado da Perimetral, já tem data para começar. Em janeiro de 2011, a prefeitura inicia a implantação de uma nova avenida no Porto, chamada Binário, e a perfuração de um mergulhão sob a Avenida Rodrigues Alves, preparando o terreno para a demolição da Perimetral, entre o Arsenal de Marinha e a Avenida Francisco Bicalho. http://bit.ly/uuiTX

SANTOS:

Para assegurar a preservação de todo o Patrimônio Histórico, localizado na área do Valongo, a Prefeitura propõe uma solução viária fundamental para resolver o conflito existente entre a linha férrea e o grande fluxo de caminhões que circulam pela Avenida Perimetral do Porto. Para isso deverá ser construído um mergulhão (passagem subterrânea), em frente aos armazéns 1 e 2, colocando um ponto final nesse conflito e garantindo o trânsito seguro de pedestres que freqüentarão o Complexo Náutico e Empresarial. http://bit.ly/h1iHwp

Nenhum comentário:

Postar um comentário