sábado, 9 de março de 2013

IPHAN decidiu já em 2011: intervenções arquitetônicas de Eike Batista na Marina da Glória não ferem a paisagem cultural do Rio!

A empolgação do bilionário Eike Batista com o desenvolvimento do projeto foi manifestada no Twitter, através de seu perfil pessoal:
Cenário atual da Marina da Glória, com centro de convenções acanhado, poucas vagas molhadas e parcialmente exposta à ondulação oceânica

Projeto do escritório Índio da Costa, aprovado pelo IPHAN já em 2011

Detalhe em que se pode observar o novo centro de convenções (no formato de uma vela), as melhorias no paisagismo e o significativo aumento de vagas molhadas (que com novos molhes ficariam melhor abrigadas)

Nova imagem do projeto divulgada, sob outro ângulo!

NOTA PESSOAL: Causa estranheza tentar agora criar polêmica em torno da aprovação do projeto pelo IPHAN, pois Eike já a obteve em 2011. À época, aliás, o mesmo jornal ("O Globo") publicou matéria a respeito em tom bem diferente... Os modernos projetos na orla, no mundo todo, são de uso misto, contemplando essencialmente marina com vagas molhadas, gastronomia, comércio, centro de convenções, terminal de cruzeiros, hotel. Ao projeto, para estar em linha com o que vem ocorrendo no exterior, falta apenas um terminal de cruzeiros, pois o Hotel Glória, que requalificado por Eike passará a se chamar "Glória Palace Hotel", está do outro lado da avenida.

REX divulgou nota a respeito do andamento do projeto:

"ESCLARECIMENTO SOBRE A MARINA DA GLORIA

Rio de Janeiro, 28 de fevereiro de 2013 - A REX, que detém a concessão da Marina da Gloria, localizada no Parque do Flamengo, na Zona Sul do Rio, recebeu do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) a aprovação do anteprojeto que propõe a revitalização do local. Com a decisão, a empresa se dedicará à elaboração do projeto executivo.

Além da aprovação do Iphan, a implementação do projeto dependerá de seu licenciamento ambiental junto ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC).

Seguindo os trâmites legais, no âmbito do licenciamento ambiental do projeto, haverá amplo debate com a comunidade, por meio da realização de audiências públicas.

A implementação do projeto depende também da aprovação da Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) que está analisando o projeto já submetido.

Há mais de dois anos, a REX vem cumprindo todas as exigências dos órgãos públicos para a aprovação do projeto de revitalização da Marina da Gloria. A empresa está comprometida em realizar uma revitalização que obedeça a legislação e atenda às necessidades de melhoria da comunidade, reafirmando o compromisso de responsabilidade social do Grupo EBX com o Rio de Janeiro.

Atendendo limites estabelecidos pelo Iphan, a altura máxima da edificação do novo projeto é de 15 metros acima do nível do mar. A atual marina possui 18 metros de altura também acima do nível do mar.

O novo projeto promove a integração da Marina com o Parque do Flamengo, e resgata elementos contemplados no projeto do Parque do Flamengo de 1965 (projeto original) que nunca foram executados. O bosque de piqueniques será revitalizado, as ciclovias expandidas, os atuais acessos serão ampliados e melhorados.

O número de vagas náuticas será ampliado das atuais 330 para 450. Será construído em parceria com a Cedae, novo cinturão de águas pluviais para solucionar o problema de lançamento de esgoto in natura na enseada da Marina da Gloria, ocasionado por ligações clandestinas. A enseada da marina, que atualmente está assoreada, será dragada.

A revitalização da Marina proporcionará uma nova infraestrutura, completa para a realização de exposições, eventos culturais e náuticos, com lojas de conveniência, restaurantes e serviços.

O Rio de Janeiro terá uma marina de padrão internacional.

A previsão de conclusão das obras de revitalização é de 24 meses após a obtenção de todas as licenças necessárias.

Os proprietários de embarcações que utilizam a Marina da Gloria serão avisados com antecedência sobre o início das obras. A REX sugerirá outros locais adequados para receber os barcos durante esse período. Após o término das obras, os atuais usuários da Marina da Gloria terão preferência para usufruir de uma marina mais moderna e com mais serviços."

Nenhum comentário:

Postar um comentário