terça-feira, 12 de março de 2013

O design de um terminal de cruzeiros não necessariamente precisa ser do tipo "wow"!



Joint ventures entre empresas de design pode, na melhor das hipóteses, podem ser algo confuso, no caso de Pier 27, no entanto, os escritórios de arquitetura KMD e Pfau Long descobriram um meio-termo em que os estilos de ambas as firmas parece ter gerado bom "blended". O projeto não é um edifício "wow", nem deve ser. Em vez disso, os arquitetos trabalharam no contexto do ambiente marinho circundante, adotando uma expressão variante com o uso do revestimento de aço ondulado. O efeito obtido respeita os píeres históricos do entorno, mesmo sendo um projeto claramente moderno. Uma vez que a regata America's Cup tenha terminado, San Francisco ficará com um prédio bonito e bem composto, que servirá adequadamente à beira da água.

Continue lendo (inglês) em Examiner!

Confira o bem cumprido cronograma do projeto!

NOTA PESSOAL: O artigo em dado momento fala que as companhias marítimas não gostam de lojas e restaurantes nos terminais de cruzeiros, porque "há tudo isto a bordo". Nada mais falso, pois a alimentação à bordo em geral é gratuita e as lojas estão fechadas durante as escalas. Além disto, as companhias de cruzeiros sabem que para serem bem vindas precisam gerar impacto econômico nos destinos visitados e, realizando parcerias sinérgicas e até investindo em negócios em terra, inclusive eventualmente ficam com uma fatia do que movimentam: exemplo disto são shoppings e hotéis que a Royal Caribbean constrói. Também não é verdade que um terminal de cruzeiros tenha que ser "low-rise", não podendo ser "wow". Tudo depende do contexto. Talvez à região em referência o argumento seja válido, mas não é um dogma geral a ser estabelecido.

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