domingo, 3 de fevereiro de 2013

Sincretismo religioso na Lagoa da Conceição, em Floripa! Procissão de Nossa Senhora dos Navegantes e Culto a Iemanjá!

 Aos poucos, parte dos moradores tradicionais da Lagoa da Conceição foi chegando em seus barcos de pesca...

O Pedrão (4), sentado quietinho, a tudo assistia atentamente. Adora barcos!

Um dos programas preferidos do Pedrão (4) é passear entre os pequenos veleiros atracados na Lagoa da Conceição, algumas vezes à remo comigo em nosso caiaque duplo!

Infelizmente a baleeira com a banda de música teve que voltar. Fiscalizada, não havia salva-vidas para todos e o barco fazia água! A comunidade apoiou a medida de segurança preventiva, inclusive o padre da paróquia local no sermão mais tarde: salvaguarda da vida humana no mar tem prioridade. Situação não se repetirá em outros eventos, prometeu a organização. Mesmo com o apuro, o retorno ao portinho foi festivo. Clique na imagem ACIMA e assista ao vídeo!

O jovem vereador Guilherme (28), PSDB, conhecia praticamente todo mundo ali...

O parlamentar assegurou-me que vai conversar com o Capitão dos Portos de SC, com o padre, com os "festeiros" e articular um melhor planejamento destas procissões náuticas, para que exista maior atenção à disponibilidade de coletes salva-vidas em número suficiente. Pontos para ele!

Uma pequena multidão aglomerou-se nos trapiches e na ponte para acompanhar esta grande festa da comunidade náutica tradicional da Lagoa!

Aqui o pessoal da Umbanda nos preparativos da belíssima e simultânea homenagem a Iemanjá...


Água de cheiro de suave fragrância era aspergida sobre as pessoas. Espalhava um toque de frescor no ar!

Ritmos que remetiam à África distante e outros da tradição brasileira a todos embalavam... Clique na imagem ACIMA e assista ao vídeo!

Saudação à Iemanjá, pedindo permissão para iniciar as homenagens...

Simultaneamente, a procissão náutica de Nossa Senhora dos Navegantes seguia pela Lagoa em seu trajeto, agora retornando em direção à ponte para ingressar na Lagoa Pequena...

Multidão aglomerada entre as baleeiras acompanhando emocionada o culto a Iemanjá...

Encerrado o périplo náutico, a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes retorna ao portinho...

Muitos queriam auxiliar a carregar nos ombros a imagem da santa!

Toda a estrutura que a sustentava, inclusive o barquinho, estava ricamente ornamentada com flores!


Registrar o belo momento era uma obsessão coletiva!

Aqui a imagem indo ao encontro dos adeptos da Umbanda, afinal, Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá seriam nomes religiosos diferentes para uma mesma entidade espiritual... Sincretismo religioso!

Adeptos da Umbanda integraram-se à procissão de Nossa Senhora dos Navegantes. A mãe de santo e o padre revezam-se ao microfone, exortando à tolerância religiosa e à fraternidade! Lindo, realmente emocionante. Muitos de nós, o blogueiro incluso, foram às lágrimas com a incrível energia do momento...

O cenário do percurso desta procissão deve ser um dos mais belos do Brasil!!! Flamboyants em flor adornando a santa...

A banda, muito valente, acompanhou todo o percurso debaixo de forte chuva!

Ritmistas da Umbanda seguiam logo atrás, abrindo alas para o cortejo de Iemanjá... Um espetáculo!

À passagem da procissão, quem não podia segui-la por conta da chuva ou do esforço (fortes ladeiras no caminho) acorria às varandas e janelas. Emocionando-se instantaneamente...

E dá-lhe chuva!!!

O padre o tempo todo louvava a chuva: "Bênçãos de Nossa Senhora sobre a terra!", anunciava de tempos em tempos. Quem há de duvidar?!

E a banda seguia firme, enfrentando chuva e ladeiras íngremes!

Já na subida para a igrejinha da Lagoa, sob proteção da copa das árvores... Energia linda, da mais alta qualidade, a todos envolvia!

Apesar do esforço físico e da chuva incessante, o pessoal da Umbanda manteve-se no ritmo até o fim. Aqui a última ladeira!

 
O maestro da banda de música, encharcado como todos os demais, mãos erguidas ao céu, estava visivelmente integrado ao clima devocional do evento ...

 
A chuva apertou quando a procissão chegava à igrejinha... "Chuva de bênçãos!", lembraria o bem humorado padre.

A imagem sacra adentrando à igrejinha da Lagoa...

Salva de palmas com a santa já no interior da bela igrejinha!

E os devotos de Iemanjá, vale dizer, Nossa Senhora dos Navegantes, foram recepcionados com grande alegria pelo padre. Momento absurdamente lindo de sincretismo religioso!

Com a santa sendo levada ao seu altar e feita a louvação final - enaltecendo a tolerância religiosa e a vida em família - o padre solicitou "três ou quatro voluntários dispostos a dar uma tapeada (limpeza) na igreja (o piso ancestral ficou todo enlameado)", para que ficasse mais apresentável à missa das 20h! Em seguida, convidou todos ao salão paroquial, onde haveria baile e café colonial. 

Feito dois "pintos molhados", lá fomos eu e o Pedrão (4),  abundamente abençoados (até os ossos!!!) pela chuva enviada por Iemanjá/Nossa Senhora dos Navegantes, atrás de bolo de cenoura e café quentinho... Que dia!

9 comentários:

  1. ADOREI VER AS FOTOS , ESTÁVAMOS COM PLANOS DE IR ATÉ LÁ MAS A CHUVA,NOS DESANIMOU . ESSE PEDRÃO SÓ CURTINDO, LEGAL .

    LOURDES S CASSIOLATO

    ResponderExcluir
  2. Emocionante, belas fotos, bela homenagem. Saudades da Lagoa...

    ResponderExcluir
  3. Ernesto, é com muita emoção que venho agradecer suas fotos, vídeos e principalmente comentários. Sou uma das pessoas do grupo da Umbanda,a que estava vestida de Iemanjá, e é muito emocionante para nós saber que o ritual emocionou as pessoas e tocou o coração no sentido na tolerância religiosa. É muito importante para nós sermos recebidos com tanto amor pela comunidade católica e pelos que ali estavam presentes. Padre Valdeci é uma pessoa muito abençoada de nos abrir esse caminho rumo à paz entre as religiões. Obrigada de coração pela sua contribuição amorosa á nossa luta, à nossa fé, com esta página do seu blog. São gestos assim, que fazem diferença no mundo. Um abraço fraterno, paz e axé, Nathália

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Nathalia, grato pelo inspirado comentário. De minha parte gostaria apenas de desculpar-me por de vez em quando enfiar-me à frente do cortejo para sacar fotos! :)

      Excluir
  4. Querido Ernesto! Por favor não se desculpe! :-) Graças a você temos lindas fotos e vídeos que não tínhamos, e aqui está esse blog lindo, com seus comentários sobre a nossa caminhada junto a vocês. Isso é muito importante! :-) Obrigada, obrigada, obrigada por se enfiar no meio da gente :-)
    Um grande abraço!! E que Deus sempre ilumine sua caminhada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com alegria recebo seus votos, irmã Nathalia. Que Assim Seja! O que a intuição sugere-me agora, um dia se confirmará: pertencemos à mesma fraternal egrégora, sem dúvida.

      Excluir
  5. No trapiche, a minha paixão, meu amor, minha delícia... o valoroso Kiwi, meu veleiro! :D Adorei as fotos! Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir