domingo, 26 de julho de 2015

Hotéis faturam mais com cruzeiros


Tanto para dinamizar o turismo nacional quanto para atrair mais turistas estrangeiros, um caminho seguro e consagrado internacionalmente para a Embratur é fomentar junto às operadoras nacionais e estrangeiras pacotes completos contemplando aéreo, hotelaria, cruzeiro e, claro, transfers, exatamente como se faz no exterior, há anos, e, no Brasi,l de forma ainda incipiente em Manaus (AM) e no Rio de Janeiro (RJ).


A medida estimularia, inclusive, o surgimento de hotelaria especializada no entorno dos portos base (homeports), destinos onde ocorrerm o início e fim dos cruzeiros (turnaround). 


São os chamados cruise hotels, bastante comuns no exterior e operados por grandes redes.


Nas cidades portuárias, os guias turísticos virtuais e impressos sempre exibem, patrocinados pela própria hotelaria local, os hotéis mais próximos aos terminais de cruzeiros, pois é intuitivo o interesse dos cruzeiristas nesta informação.


No entorno destes meios de hospedagem estrategicamente posicionados, toda a cadeia produtiva do turismo é dinamizada pelos passageiros dos navios hospedados em pré ou pós cruise. Os gastos dos turistas no turnaround dobram em relação às escalas de visitação, como indicam as pesquisas.


Neste contexto, é muito positivo que a ABIH-SC venha se posicionado em apoio ao desenvolvimento do mercado de cruzeiros no Brasil, especiamente porque, de fato, os dados demonstram que nossa hotelaria já vem se beneficiando com o chamado "stay and cruise" (hospedagem e cruzeiro), como atesta pesquisa da FGV:


Não resta dúvida de que à Embratur cabe o protagonismo na articulação destes players (aéreas, hotéis, armadoras) em parceria com as operadoras, com vistas a dinamizar os ganhos de toda a cadeia produtiva do turismo no Brasil com os cruzeiros marítimos.


Um único grande transatlântico pode equivaler a mais de vinte charters aéreos em número de turistas. 

A combinação destes mercados eleva exponencialmente os ganhos da hotelaria nos portos turísticos e de todos os demais serviços e comércio em geral que orbitam em torno do Turismo (transfers, taxis, passeios, gastronomia, artesanato, lojas, souvenires, conveniências), com enorme incremento da receita fiscal através da dinamização da economia local (e não do aumento de tributos - como se tem feito equivocadamente, por exemplo, em Florianópolis, SC).

Portanto, mãos à obra!

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