terça-feira, 28 de julho de 2015

VÍDEO: Pescadores sofrem com falta de trapiche


A Associação dos Pescadores Profissionais Artesanais e Amadores da Praia João Paulo e Saco Grande - APPAAJOP está cobrando agilidade na entrega do projeto de um trapiche público que servirá às atividades dos associados, antiga reivindicação comunitária. 

Merecem total apoio, mas seria interessante pensar no aproveitamento turístico da orla (bastante) degradada, solução conjunta adotada em Manguinhos (Búzios, RJ)!

Os pescadores locais têm que vencer (especialmente na maré baixa) longo trecho de lama, empurrando com enorme sacrifício as embarcações - usando os remos ou atolando até os joelhos -, entre os ranchos e as águas da Baía Norte, na ida e na volta.


Segundo lideranças, o projeto do trapiche havia sido prometido pelo prefeito para até o último domingo (26/07), mas que agora  mais um mês foi solicitado.

Além da importância desta estrutura pública municipal de apoio náutico aos pescadores artesanais, naturalmente terá aplicação multiuso, servindo ao futuro transporte aquaviário de passageiros, ao turismo náutico e à navegação de esporte e recreio.


É preciso estudo sério para definir qual a melhor solução para os pescadores do João Paulo: trapiche, dragagem ou combinação de ambos . Temos grandes especialistas na cidade e equipamentos de ponta. Na imagem, trapiche público municipal dos pescadores na praia de Paulas, colônia pesqueira em São Francisco do Sul (SC).

O engenheiro Pedro Springmann, por exemplo, que é consultor ambiental e diretor de meio ambiente do Iate Clube de Santa Catarina - ICSC, dá uma dica técnica:

Trapiches muito longos para vencer orlas assoreados não são uma solução legal pois forçam o deslocamento das pessoas e principalmente de cargas (caixas com peixe por exemplo) por longas distâncias. É desconfortável e pode incutir algum risco caso a estrutura não tenha as devidas proteções (NR12). Solução pra isso é associar trapiches com dragagem, trazendo calado para mais próximo da orla. Isso facilita muito a logística.

O engenheiro Braga Martins, da Bragaport, dez observação semelhante também.

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