quarta-feira, 1 de julho de 2015

Hotel na Ponta do Coral tem apoio também em São José


Na última segunda feira, 29/06, a CSA – Câmara Socioambiental da AEMFLO e CDL de São José realizou o evento "Um dia para falar do mar de São José/SC", com presença das coordenações do Projeto Tamar,  da certificação Bandeira Azul, do GT Náutico de SC, da Acatmar, de secretários municipais, entre outros convidados.

Comparci na companhia do empresário Dilvo Tirloni, suplente de vereador em Florianópolis, articulista destacado, ex-presidente da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis - ACIF e atual Conselheiro da centenária entidade. 

Tive oportunidade de manifestar que há alguns anos realizei visita técnica ao Centro Histórico de São José, propondo a implantação de um moderno píer no local, em atendimento ao transporte aquaviário de passageiros, ao turismo náutico, à navegação de esporte recreio e à pesca artesanal, restabelecendo a ancestral relação dos josefenses com o mar e o avistamento da paisagem náutica. Em reaposta, a Fundação Municipal de Cultura e Turismo de São José noticiou que este trabalho inicial foi adiante e que, para breve, haverá chamada pública de projetos, com apoio da Acatmar.

Referi sobre outra visita técnica, esta a Governadpr Celso Ramos, também a alguns anos, em que levei representante da Bandeira Azul à Prefeitura para avaliar a possibilidade de certificar a Praia de Palmas. A notícia foi de que a idéia evolui, inclusive com ida de representação municipal a evento da Bandeira Azul no Nordeste.


Em dado momento, questionados sobre os entraves no licenciamento do complexo turístico na Ponta do Coral, eu e Dilvo Tirloni demos pronta resposta.

Dilvo usou a expressão "nosso projeto e explicou: "Não é mais da Hantei, é NOSSO, da cidade. E queremos o projeto original, nem que tenha que esperar mudar o prefeito!". Foi aplaudido.

Pontuei que a região deve se unir em torno de projetos turísticos estratégicos como o da Ponta do Coral, pois os potenciais investidores de fora não sabem onde termina Florianópolis e começa São José, por exemplo, de forma que a percepção de insegurança jurídica e má-vontade política afeta a todos os municípios conurbados.

Anotei que a poderosa onda positiva de prosperidade socioeconômica e de incremento da autoestima comunitária -  gerada por um empreendimento deste elevado quilate - propagar-se-ia por ambas as baías, favorecendo toda a orla.

Ficou evidente, pela favorável reação do público presente, que também em São José o empreendimento projetado para a Ponta do Coral conta com majoritário e esclarecido apoio.

Levantei também a questão dos terrenos de marinha como grande entrave ao planejamento e desenvolvimento em âmbito municipal, problema cuja solução passa pela aprovação da PEC 53/2007 do Senado, que determina a transferência da titularidade destas áreas aos autuais ocupantes e das desocupadas aos respectivos municípios.

Foi também muito elogiado pelos presentes o mundialmente recordista projeto ReÓleo, da Acif, de viés ambiental mas, sobretudo, educacional, que colocou Florianópolis no Guiness Book como a cidade que mais coletou óleo de cozinha usado no mundo.

A iniciativa da Acatmar de encabeçar a campanha pela atualização da carta náutica da região após batimetria, antigopleito  da Capitania dos Portos, igualmente foi bem recebida.

A união de esforços entre o Projeto Tamar e a Prefeitura de São José ganhou merecidos aplausos com a notícia de que oleiros locais poderão criar réplicas em cerâmica de tartarugas e comercializar através do Projeto Tamar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário