terça-feira, 6 de outubro de 2009

ABREMAR divulga ao exterior cruzeiros no Brasil, aproxima-se do setor público e capacita agentes de viagens

André Pousada, vice-presidente executivo da Abremar

Do portal Mercado & Eventos

A Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas (Abremar) passa a atuar sob um novo modelo de gestão. Há duas semanas, o profissional André Pousada assumiu oficialmente o cargo de vice-presidente Executivo da entidade. "Para conseguir dar vazão ao crescimento do setor e atender as demandas feitas em parceria com os poderes público e privado, a associação amplia sua estrutura. A vice-presidência irá trabalhar em conjunto com a diretoria executiva. Tenho a missão de desenvolver caminhos estratégicos e políticas que permitam esse setor crescer de forma sustentável e sempre atento às oportunidades", revela André Pousada, em entrevista exclusiva ao MERCADO&EVENTOS.

A entidade terá, inclusive, uma sede própria. Hoje, a diretoria executiva da Abremar ocupa um espaço no escritório do Sindetur-SP, na capital paulista. A proposta, segundo Pousada, é que em até dez dias a associação seja instalada em um espaço exclusivo. "É preciso concentrar as atividades da Abremar em um único local. Isso facilita as tomadas de decisões no dia a dia", diz. Por questões contratuais, o endereço do espaço ainda não pode ser revelado. De lá, o executivo pretende colocar em prática o projeto de internacionalização da entidade. Pousada participou, pela primeira vez, do Seatrade Europe 2009 realizado em setembro passado, na Alemanha, como palestrante em um painel sobre o crescimento dos cruzeiros internacionalmente. O Brasil foi um dos destaques.

"Os líderes de importantes associações européias e norte-americanas se mostraram interessados em conhecer o setor marítimo brasileiro. Afinal, somos o sexto mercado mundial de cruzeiros e ainda temos potencial para crescer. Por isso, criar uma aproximação com esses personagens é fundamental. Esse é o primeiro passo para pensarmos juntas em ações estratégicas", comenta o vice-presidente. A meta é internacionalizar a atuação da Abremar e posicioná-la como uma entidade global.

Pousada lembra, no entanto, que esse projeto deve caminhar paralelamente com o desenvolvimento da infraestrutura dos portos brasileiros. "Devemos ter um crescimento sustentável que permita aumentar a oferta de destinos e o número de turistas e, ao mesmo tempo, manter a qualidade dos portos em atividade", completa. Um dos papéis de Pousada é catalisar ações junto com os conselhos governamentais nas esferas federal e estadual e com as secretarias de turismo.

Capacitação - Em parceria com a Abav Nacional, a Abremar lança um programa de capacitação para agentes de viagens sobre a comercialização de cruzeiros marítimos. O curso será realizado em sistema de sala de aulas e terá amplitude nacional. "Estamos formatando um calendário de treinamentos, mas a ideia é realizar, pelo menos, dois cursos até o final do ano. Vamos proporcionar ao agente não só conhecimento, mas as habilidades para vender cruzeiros marítimos", antecipa Andre Pousada. O lançamento do programa acontece na Feira da Abav e será marcada com uma palestra do presidente da Abremar, Ricardo Amaral.

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