domingo, 4 de outubro de 2009

Deputado Federal Edinho Bez (PMDB/SC) defende mais recursos para a recepção de Cruzeiros Marítimos em Itajaí (SC)

Grand Celebration, da Ibero Cruzeiros, aproximando-se do píer turístico de Itajaí

Com quatro meses de atraso trago para o blog pronunciamento realizado em 02.06.2009 pelo deputado federal catarinense Edinho Bez (PMDB), que consta no site da Câmara dos Deputados sob o sumário "Incremento do turismo náutico no Município de Itajaí, Estado de Santa Catarina". De olho na próxima temporada, o deputado clama oportunamente por mais investimentos públicos e privados naquele porto turístico, para que o recpetivo dos passageiros dos Cruzeiros Marítimos se dê com melhor qualidade, em atenção às divisas que geram para a economia local.

É preciso registrar que esta é uma urgente necessidade de todos os portos turísticos catarinenses, especialmente Florianópolis, que sequer conta com um píer turístico digno deste nome para atracação dos tenders (balsas que fazem o traslado marítimo dos passageiros), paliativo até que seja implantado o Porto Turístico Internacional Santa Catarina - http://www.portoturistico.com.br/ - que permitirá o embarque e desembarque dos cruzeiristas com bagagens através do cais.

São Francisco do Sul, Porto Belo e Imbituba também precisam de investimentos imediatos em infra-estrutura e treinamento para melhor atenderem às companhias de navegação. Outros municípios catarinenses igualmente começam a buscar seu lugar ao sol no mercado de Cruzeiros Marítimos. Seria mais apropriado, portanto, que o deputado Edinho Bez, na condição privilegiada de representante catarinense na Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, incluísse em seu discurso as necessidades de todos estes outros nossos portos turísticos, assim como faz em favor de Itajaí, iniciativa singular pela qual merece cumprimentos.

Porém, ao mesmo tempo em que anda tão bem, o ilustre deputado ataca depois os Cruzeiros Marítimos, demonstrando estar claramente envolvido pelo lobby de certos donos de hotéis e resorts, que atribuem a baixa ocupação dos seus estabelecimentos à presença dos transatlânticos na costa brasileira e não às elevadas diárias que praticam ou aos problemas de gestão que não enfrentam. Esta minoria isolada conseguiu levar à tribuna, desafortunadamente através de um prestigiado parlamentar, as velhas inverdades de sempre: que cruzeiros não pagam impostos no Brasil, que não geram empregos, que roubam clientes dos resorts e por aí vai a conhecida cantinela difamatória.

Já abordei em parte este assunto aqui: http://ernestosaothiago.blogspot.com/2009/10/abih-rj-diz-que-cruzeiros-nao.html , porém sempre recomendo dar uma lida atenta no site da ABREMAR - http://www.abremar.com.br/ - para maiores esclarecimentos.

Tive acesso à "parte boa" do pronunciamento, que clama por investimentos no receptivo de cruzeiros em Itajaí, através de um email que me foi enviado pelo diligente Maurício Baptista, do portal Farol Náutico - http://www.farolnautico.com/ -, recém associado à Associação Catarinense de Marinas, Garagens Náuticas e Afins - http://www.acatmar.com.br/ -, entidade que conta com uma Comissão de Gerenciamento Costeiro da qual sou presidente.

Segue, na íntegra, o multiciado discurso a merecer ao mesmo tempo entusiasmados elogios e veementes críticas:

O SR. EDINHO BEZ (Bloco/PMDB-SC. Pela ordem. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, faltando mais de seis meses para o início da temporada de verão, Itajaí já tem 41 escalas de cruzeiros confirmadas para o período entre os dias 22 de novembro deste ano e 8 de abril de 2010.

A Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL de Itajaí acredita que o turismo náutico pode ser uma grande fonte de geração de recursos para o município. Entretanto, diz que para os setores de comércio e prestação de serviços serem beneficiados por esse segmento há necessidade de investimentos na diversificação e melhora dos estabelecimentos. Trata-se de um enorme potencial econômico a ser explorado. Defende, por isso, mais investimentos públicos e privados em infraestrutura.

O aumento no número de escalas neste ano em comparação à temporada passada, com 18 escalas em Itajaí, é de 128%. Já o número de passageiros vai crescer 72,1%. Serão 52,23 mil passageiros na próxima temporada, contra os 30,35 mil passageiros registrados na temporada 2008/2009.

A atividade de turismo marítimo vem crescendo no Brasil e no mundo. A Associação Brasileira de Representantes de Empresas Marítimas - ABREMAR estima uma movimentação de 720 mil passageiros, um recorde em termos de Brasil. Em 10 anos, segundo a Associação Brasileira de Terminais de Cruzeiros Marítimos (Brasilcruise), o número de escalas saltou de 400 para 1,1 mil, com avanço de 175%. Para a temporada 2009/2010, a Brasilcruise projeta 1,2 mil escalas na costa brasileira, o que aponta para um aumento de aproximadamente 10%.

Peço ao Governo federal uma solução definitiva para o calado do Rio Itajaí-Açu.

Apesar de o calado ser insuficiente, recentemente 6 navios operavam no complexo, que inclui os portos de Itajaí e Navegantes e outros terminais privados.

Sr. Presidente, o crescimento da construção naval é muito importante. São muito importantes os navios. Mas a rede hoteleira vem preocupando-se porque os navios que saem da Europa e vêm para o Brasil lhes tiram os hóspedes, tiram os turistas dos nossos grandes resorts e hotéis. Ou seja, eles vêm concorrendo de forma desleal, causando desequilíbrio inclusive financeiro. Nós temos de fazer reuniões para debater o assunto. Não sou contra essa prática, mas é importante que haja equilíbrio. Não é possível que os navios que vêm da Europa apenas levem nosso dinheiro. Precisamos gerar mais emprego aqui. Precisamos recolher mais impostos aqui. Precisamos garantir o equilíbrio, sob pena de inviabilizar os grandes investimentos hoteleiros e a área turística do Brasil.

Era isso.

Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário