terça-feira, 6 de outubro de 2009

Valdir Walendowski é o novo presidente do Conselho Estadual do Turismo de SC. Indústria de Cruzeiros deve comemorar.

Bandeira de Santa Catarina: com a chave e a âncora simbolizando que o estado tem "A Chave dos Mares do Sul"

Do blog de Moacir Pereira, colunista político do Diário Catarinense:

Marcondes renuncia a Conselho

O empresário Fernando Marcondes de Mattos pediu demissão da presidência do Conselho Estadual de Turismo. Entregou carta ao governador Luiz Henrique renunciando ao cargo em caráter irrevogável. Estava frustrado com o desprestígio do colegiado estadual e a falta de sintonia com a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo.

Reunido com o secretário Gilmar Knaesel, o governador decidiu que não nomeará outro presidente. O presidente da Santur, Valdir Walendowski, responderá pela presidência até janeiro. Caberá ao novo governador, Leonel Pavan, a nomeação do futuro presidente.


A meu ver a Indústria de Cruzeiros no Brasil deve comemorar, pois Valdir Walendowski é um reconhecido entusiasta do segmento.

Presidente da SANTUR, órgão ofical de marketing turístico do Estado - http://www.santur.sc.gov.br/ -, o novo presidente do Conselho Estadual do Turismo é membro ativo do GT Náutico de SC, de que sou o idealizador, colegiado que busca congregar e desenvolver os portos turísticos catarinenses.

Valdir vem participando de todas as reuniões mensais do referido GT e tem excelentes relações com os executivos das companhias de cruzeiro, tendo sido, inclusive, um dos convidados para o famoso almoço da ABREMAR - http://www.abremar.com.br/ - em torno de CEOs mundiais do segmento: http://ernestosaothiago.blogspot.com/2009/08/reuniao-da-abremar-entre-os-ceos.html .

Participou também da inédita reunião do GT Náutico do Ministério do Turismo, realizada na Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF - www.acif.org.br), pela primeira vez fora de Brasília (DF): http://ernestosaothiago.blogspot.com/2009/08/cruisng-on-line-divulga-gt-nautico-do.html .

Na gestão do presidente anterior, o Fundo Estadual do Turismo não aplicou recurso algum em portos turísticos ou em qualquer outra necessidade deste segmento em Santa Catarina e o resultado é um enorme atraso na agenda de estruturação náutica de todos os portos turísticos catarinenses de São Francisco do Sul, Itajaí, Porto Belo, Imbituba e, até mesmo, Florianópolis, em relação a outros destinos de cruzeiros no Brasil.

Vários projetos locais jamais saíram papel no que dependiam do Fundo Estadual do Turismo. Por falta de qualificação, o receptivo de passageiros está muito longe de ter a mesma eficiência econômica de destinos como Ilhabela (SP) ou Búzios (RJ), que contam com pessoal em terra treinado, vários produtos turísticos adequados à dinâmica dos cruzeiristas e o comércio em fina sintonia com as rotinas das companhias de navegação.

Diante deste quadro de sub-desenvolvimento os navios da Royal Caribbean Cruise Lines e suas afiliadas, com turistas de maior poder aquisitivo a bordo, muitos deles estrangeiros, "viraram a proa" em direção ao Nordeste.

Com a posse de Valdir Walendowski na presidência do Conselho Estadual do Turismo de Santa Catarina, a expectativa da Indústria de Cruzeiros Marítimos é que o segmento ganhe renovado impulso a partir de uma acelerada estruturação dos portos turísticos e do receptivo de passageiros em todo o litoral catarinense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário