Nos próximos dias 10 e 11 de setembro ocorrerá o "Seatrade South America Cruise Convention 2012", um dos mais importantes eventos no segmento de Cruzeiros Marítimos, agora em sua 2ª edição Sul-Americana, no Terminal de Cruceros Quinquela Martín, em Buenos Aires, Argentina, conforme noticia o jornal "MERCADO & EVENTOS", Media Partner exclusivo para o Brasil.
No primeiro dia do encontro, o presidente da Abremar, Ricardo Amaral, participará de um debate sobre o papel dos Cruzeiros Marítimos na indústria de turismo na América do Sul, o impacto econômico na região como um todo, e as principais tendências para novos destinos e portos de escala no País, na Argentina, Chile, Uruguai e Colômbia.
Florianópolis tem posição estratégica neste contexto, sendo único destino turístico de expressão internacional consolidado na costa do Brasil entre o Rio de Janeiro e Buenos Aires, servido por qualificado parque hoteleiro e gastronômico, aeroporto internacional conectado por vôos charter diretos à Argentina e ao Chile, extensa rede de serviços e sobretudo, o segundo "porto" nacional mais desejado para escalas de cruzeiros, atrás apenas de Búzios (RJ), mesmo sem ter infraestrutura náutica para tanto.
Devido ao "Custo Brasil" que afeta também o segmento, o Nordeste está perdendo várias escalas para a região do Prata, com roteiros desde ou para o Sudeste, e nós estamos no meio desta rota. Uma oportunidade!
A capital catarinense parece ter enfim acordado para todas as vantagens advindas da recepção dos cruzeiros marítimos, facilmente identificáveis no estudo da ABREMAR a respeito, porém, é preciso ações mais assertivas neste desiderato, entre elas comparecer à Seatrade South America Cruise Convention, divulgando nossos atrativos e produtos turísticos no esforço para captar navios de cabotagem e, especialmente, em longo curso, estes lotados de turistas estrangeiros.
Em um documentário para a CNBC, o jornalista Peter Greenberg pôde constatar que o lucro das armadoras não surge da venda de cruzeiros, pois elas precisam ter uma ocupação de 104% das cabines apenas para empatar as despesas. Descobriu que elas, na verdade, ganham dinheiro vendendo extras a bordo (bebidas, souvenires, SPA, internet, telefonia, cursos, jogos, cassino) e - boa notícia para os destinos! - principalmente excursões em terra (shore excurisons).
No site da CNBC existem trechos do documentário que podem ser assistidos on-line, gratuitamente. Um deles, sob o título "Ports of Call", tratando das escalas, traz na chamada uma declaração de Julio Galindo, Ministro do Turismo de Honduras, acerca do impacto na economia local por conta gastos em terra dos cruzeiristas: "Every time a ship comes in, it's like Christmas". A chamada para este trecho do documentário é esclarecedora: "It's the sweet sound of spending for local ports of call where passengers disembark to enjoy island tours, snorkeling and other excursions". Vale conferir como uma típica família americana, composta por um jovem casal e três filhos, gastou nas Bay Islands, em poucas horas, perto de US$2.500,00 em terra com compras, excursões, fotos e vídeos.
Para assistir ao vídeo completo: Cruise Inc. – Full Length Show - CNBC.com
No site da CNBC existem trechos do documentário que podem ser assistidos on-line, gratuitamente. Um deles, sob o título "Ports of Call", tratando das escalas, traz na chamada uma declaração de Julio Galindo, Ministro do Turismo de Honduras, acerca do impacto na economia local por conta gastos em terra dos cruzeiristas: "Every time a ship comes in, it's like Christmas". A chamada para este trecho do documentário é esclarecedora: "It's the sweet sound of spending for local ports of call where passengers disembark to enjoy island tours, snorkeling and other excursions". Vale conferir como uma típica família americana, composta por um jovem casal e três filhos, gastou nas Bay Islands, em poucas horas, perto de US$2.500,00 em terra com compras, excursões, fotos e vídeos.
Para assistir ao vídeo completo: Cruise Inc. – Full Length Show - CNBC.com
No Brasil é digno de nota que já em 2009 a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) tem no porto de Maceió (AL) espaço para promover a rede hotelaria junto aos passageiros de cruzeiros.
Em São Paulo (SP), iniciativa ainda mais ampla foi levada a efeito por ABAV/SP, ABREMAR, FOHB e ABIH/SP.
Confira abaixo o artigo de Ricardo Amaral sobre o Seatrade South America Cruise Convention, publicado por "MERCADO & EVENTOS" (sem notícia, até o momento, de provável presença do trade da capital catarinense - a ACIF, por exemplo, entendeu "não haver um retorno efetivo" para a entidade "e seus associados" na participação de sua Diretoria de Turismo):
Pelas rotas do Seatrade
A Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar) participará nos dias 10 e 11 de setembro do Seatrade South America Cruise Convention 2012, um dos mais importantes encontros do mundo no segmento de Cruzeiros Marítimos. Será a segunda edição sul-americana no Terminal de Cruceros Quinquela Martín, em Buenos Aires, Argentina.
Este encontro, que só tem a agregar ao turismo do Continente, é o momento ideal para apresentar nosso grande potencial a ser explorado, nossa capacidade de crescimento e as várias características da América do Sul, o que nos permite pleitear papel de protagonista no mercado mundial de Cruzeiros.
Como presidente da Abremar, acompanhei nos últimos anos o trabalho e empenho de nossos associados e colaboradores em debater com o governo, com a sociedade e com a mídia a importância do nosso segmento como setor e a significativa contribuição nos índices gerais do turismo. Embora a Abremar seja uma associação relativamente jovem, temos conseguido avanços significativos no Brasil e pretendemos colaborar para que essas conquistas ocorram de maneira ampliada na América do Sul.
A cada Temporada, percebemos uma expansão dos impactos positivos e a contribuição do turismo de navios para a evolução da economia – seja por meio de crescente arrecadação de impostos ou pela geração de emprego. Destacamos, também, a influência e o dinamismo nos mercados regionais, com produção de renda e ativação da cadeia de serviços que circundam essa modalidade turística.
Reconhecemos que, historicamente, a nossa infraestrutura, custos e modelo foram construídos para transporte de cargas e nosso crescimento exponencial hoje exige que nos adaptemos rapidamente à nova realidade. Diante das dificuldades, temos as qualidades e vale destacar a posição geográfica, as condições naturais, a hospitalidade do latino e o interesse crescente dos estrangeiros pela América do Sul.
Nossa diversidade nos permite oferecer roteiros de praia, neve, gastronomia e as mais diversas culturas presentes na história do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela e outros – tudo embelezado e emoldurado por paisagens exuberantes.
Além disso, o Seatrade tratará dos custos operacionais, impostos, desenvolvimento de infraestrutura portuária, tratamento de passageiros, questões regulatórias, questões ambientais, e a possibilidade de os navios oferecerem roteiros o ano todo na região. Por isso, estou certo de que esse encontro nos permitirá identificar desafios, oportunidades e caminhos para que nosso mercado cresça, ano após ano, e atinja níveis mundiais de competitividade. A América do Sul tem potencial de sobra para despertar uma experiência única para todos aqueles que realizarem um cruzeiro por aqui.
O Brasil já é o quinto colocado no ranking mundial do mercado de Cruzeiros Marítimos e o primeiro em número de roteiros e passageiros na América do Sul. Pelos dados da CLIA (Cruise Lines International Association), o país perde em número de passageiros apenas para Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e Itália. De acordo com a Abremar, 792 mil cruzeiristas foram transportados na última temporada, que teve início em outubro de 2011 e terminou em maio deste ano.
Desafios e oportunidades precisam ser discutidos entre as companhias, os governos, formadores de opinião, prestadores de serviços e os passageiros, nossa prioridade. E esta edição sul-americana da Seatrade Cruise Convention demonstra o amadurecimento e crescimento do universo dos Cruzeiros Marítimos.
Ricardo Amaral
Presidente da Abremar – Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos
Nenhum comentário:
Postar um comentário