domingo, 23 de setembro de 2012

Florianópolis perde milhões anualmente sem infraestrutura para guarda, recepção e manutenção de superyachts!

"Catwalk", superyacht do estaleiro alemão KaiserWerft GmbH
Clique na imagem e assista ao vídeo teaser

Achei esta palestra na internet. Números incríveis!

THE NEW WORLD OF LUXURY
from a Superyacht industry  prospective presented
by Christina Norris


O Mercado Brasileiro em Superyachts está começando a emergir no cenario global em décimo lugar segundo o que a revista Show Boat International previu em 2010. A demanda interna  existe tanto para os importados, com volume de impostos global acima de 100%, quanto para os fabricados no Brasil. O  lider em fabricação de Superyachts no mercado nacional é a MCP Yachts, que atualmente está construindo o seu modelo Hemisphere 142 pés.

As estatísticas para o segmento  dos Superyachts  globalmente sao fascinantes :
- Contribuiu  $28.8 bilhoes para economias locais e globais em 2010, sendo 50% deste valor  em benefícios  diretos e os outros 50% de benefícios indiretos.  Os Estados Unidos tem uma fatia de 20% neste mercado  e  a Europa 50%.

- 6.000 empresas operam na inústria dos Superyachts
- A geração de empregos está em torno de um gasto anual de  6 bilhões (33 mil posicões em tripulação, 150mil em prestação de serviços em terra e 100mil em mão de obra contratada)
- O setor de fornecimento e manufaturados representa 40% da fatia total, sendo 20% em novas construções e o restante está dividido em refit e prestação de serviços de manutenção
- Cada país tem uma especialidade econômica  de destaque dentro do setor dos Super Yachts. Monaco, por exemplo,  se especialisou em prestação de servicos que representa 40% do seu faturamento. A Italia se especializou em novas construções e Refit ,representando 50% da fatia e os Estados Unidos em fornecimento de manufaturados, que representa 50%.
- nos Estados Unidos o segmento  gira $6.1 bilhões e emprega diretamente mais que 28 mil pessoas.
- A demanda dos Superyachts accelerou nos ultimos 25 anos. A frota dos SuperYachts cresceu consistentemente de pouco mais de 1000 superyachts em 1985 para 4450 nos dias atuais. Na época de pico de 2008 chegaram a ser entregues 580 iates mas agora a quantia baixou para 400 por ano.
- A Europa constroi 70% da frota mundial ,sendo que 30% pertence a Itália e 13% a Holanda; As Americas ( incluindo Brazil) constrõem  20% e o restante do mundo 10%.

A  frota ainda se concentra na Europa. Sendo que 40% fica nas americas e 10% no resto do mundo.

Visivelmente Europa e as Americas são os locais escolhidos  como base para os Superyachts mas metade do tempo as mesmas se deslocam para outras áreas. Uma bela oportunidade para capitalizar em marinas e portos pois a nova tendência já esta ocorrendo onde superyachts estao se aventurando em sair ao mundo afora para se afastar das áreas tradicionais já saturadas para lugares com novas experiências. Cabe a nos desenvolver novos  pontos de destinos que oferece  o novo mundo do luxo.

*Dados retirados no Superyacht Group's economic impact study    
**A definição de Superyacht é de embarcações acima de 98pes

Nenhum comentário:

Postar um comentário