Terminal de Cruzeiros de Seattle (EUA), recém-reformado ao custo de US$72 milhões
Jon Talton, um renomado escritor e jornalista norte-americano, surpreendeu-me em um artigo ao relatar ter ouvido algo que vivo dizendo a quem me conhece (e que orgulhosamente achava ser um insight apenas meu - ainda bem que não!), inspirado no filme "Campos dos Sonhos", protagonizado por Kevin Costner: "Atrair cruzeiros é uma filosofia do tipo 'faça que eles virão', disse-lhe de Peter McGraw, porta-voz do porto de Seattle (EUA)! De fato, antes de Seattle entrar no mercado de turnaround, a maioria dos passageiros com destino ao Alasca embarcava de Vancouver (Canadá), que continua a ser um rival competitivo.
Hoje 70% por cento dos turistas que embarcam em cruzeiros chegam através do aeroporto Sea-Tac, também administrado pelo Porto de Seattle. Segundo o relato de Jon Talton, muitos destes turistas optam por passar alguns dias na cidade antes ou depois do cruzeiro, "uma benção para o varejo, hotéis, casas de vinho e outras atrações".
"Seattle é em si é uma atração turística comprovada", disse-lhe McGraw.
Jon Talton informa no artigo que o negócio de cruzeiros gira US$416 milhões anualmente na economia local, de acordo com estudo de Martin and Associates, encomendado pelo Porto. Cada vez que um navio de cruzeiros atraca, giram US$2,1 milhões na cidade, diz. Afirmou ainda que durante todo o verão, quase toda vez que ele sai do centro da cidade, dá instruções a alguém que a está visitando em um cruzeiro.
O experiente jornalista deixa um recado preciso:
"Os cruzeiros são um nicho valioso em uma carteira de negócios diversificada.
Nós construímos o terminal. Eles vieram e continuam vindo, acrescentando mais um trunfo para a economia regional.".
PORQUE NÃO USAM OS CARGUEIROS OBSOLETOS PARA CONSTRUÍREM NAVIOS DE PASSAGEIROS AQUI NO BRASIL, QUE PRECISA TANTO DE TRANSPORTE NORTE-SUL DE PASSAGEIROS
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